Peça de Natal Evangélica: "Um Natal Perfeito!"

E aí, leitores do blog, como vocês estão? Hoje estou aqui pra compartilhar mais uma peça de teatro de Natal. Eu já deixei outras duas peças, “Não vai ter Natal” e “Adivinha quem vem pro Natal?”, e como elas foram muito bem aceitas, estou aqui pra deixar uma terceira.

Essa peça de teatro na verdade foi adaptada. Quero dizer, o texto é todo original, mas esse teatro deveria ser uma continuação das outras duas peças. Porém, como tivemos alguns problemas que nos impediram, eu adaptei o texto para ser uma história independente das outras duas.

Espero que vocês gostem, se divirtam e reproduzam a peça em suas Igrejas. Caso isso aconteça, não esqueçam de gravar, postar e deixar o link aqui nos comentários, para que eu possa assistir. Combinados? Então… bora

----*----

----*----

SINOPSE: Na véspera de Natal, a pensão “Com 6 São” recebe a reserva de um famoso artista e, para isso, precisará garantir que terá uma Ceia de Natal perfeita. Nisso, uma grande confusão levará a todos descobrirem qual a receita de um verdadeiro Natal perfeito!

PERSONAGENS:

NELSON: Dono da pensão, veste uma roupa comum, é pão-duro e mau humorado;

CLÓVIS: Funcionário da pensão que é tranquilo, veste roupas sociais, suspensório, cabelo repartido ao meio, óculos e é gago;

ALAOR: morador da pensão velhinho e hipocondríaco;

LAVÍNIA CAMILA: filha de Nelson, adolescente que quer ser influencer;

LETÍCIA MIRELA: filha do meio Nelson, a mais manhosa;

LORRAINE JUSSARA: filha mais nova de Nelson, que vive aprontando;

SUZAN: Moradora da pensão que vive sendo perseguida por Lorraine Jussara;

GODOFREDO: cozinheiro da pensão, veste roupas brancas, tipo de açougue;

MOTOBOY: faz duas aparições, a maior parte improvisada, pode ser um personagem que seja retirado da peça, caso não tenha pessoal para fazer;

PAPAI NOEL HAVAIANO: criança vestida de Papai Noel havaiano que dança quando toca a música;

ASAS BANDER RAUSEN ROSEN FLAUSER: Famoso artista que se hospedará na pensão, usando roupas chamativas.


CENÁRIO: A entrada de uma pensão sem decoração, uma escrivaninha, um sofá e uma poltrona, com uma mesa de centro pequena. No canto a mesa de jantar. Atrás, um cartaz escrito “Pensão Com 6 São”. Antes do culto começar, pedir que as pessoas escrevam num papel o que não pode faltar num Natal perfeito. Ler as respostas mais engraçadas antes do teatro começar, mas guardar a resposta mais bonita para se ler no final da peça. Preparar um vídeo com uma mensagem de Natal do pastor para passar no final da peça também.

Cortina se abre, e Neslon vem pelo corredor.

NELSON: Ai! Ai! Véspera de Natal, dia corrido [abre a janela, som de pássaro cantando] Que dia bonito, os pássaros cantam e está um calor muito agradável! Bom, mas vamos ao trabalho [senta na escrivaninha, toma um papel na mão, é uma lista interminável] Meu Deus! Tudo isso de conta pra pagar?! Eu não aguento! Eu não aguento! Eu não aguento! Essa vida é uma desgraça! Que dia mais horroroso! E essa droga de passarinho que não cala esse bico. [fecha a janela] E esse calor dos infernos! Ai que droga de vida!

CLÓVIS: [entra pela porta] B-bom dia, p-patrãozinho.

NELSON: Bom dia pra quem?!

CLÓVIS: Xii… Já v-vi que o senhor está atacado hoje. P-pois não deveria. Natal é t-tempo de a-amor, c-caridade…

NELSON: Ah, pelo amor de Deus, Clóvis! [pega uma calculadora e vai calculando enquanto conversa]. Essa história de amor no Natal é conversa pra boi dormir. Todo mundo sabe que o Natal é uma festa inventada pra aquecer o comércio. Olha, se eu tivesse grana, eu pegava um avião pros Estados Unidos só pra não ficar aqui no Brasil nessa época.

CLÓVIS: P-pois é aí q-que o senhor se engana. O Natal é m-muito c-comemorado lá nos Estados Unidos.

NELSON: Então eu ia pra outro lugar do mundo.

CLÓVIS: M-mas o Natal é c-celebrado no mundo t-todo, seu Nelson.

NELSON: Então eu pegava um NAVE ESPACIAL e ia pra LUA, só pra não ficar no PLANETA TERRA!!! Está contente agora?

CLÓVIS: Xii… é m-melhor eu ficar na minha, senão vai sobrar pra mim.

ALAOR: [entra pela porta] AI MINHAS COSTAS! Minhas costas! Ô, Clóvis, faz um favor, meu filho. Primeiramente, Feliz Natal. Agora, dá uma conferida aqui e vê se o farmacêutico me vendeu tudo o que ta na receita que eu to começando a desconfiar daquele farmacêutico sem vergonha! (entrega uma sacola de remédios para Clóvis).

CLÓVIS: Q-quê isso, s-seu Alaor, o s-senhor t-toma t-tudo isso de remédio?

ALAOR: Ah, meu filho, são doze comprimidos de manhã, uma inalação antes do almoço, treze comprimidos a tarde, dois antes da janta uma injeção antes de dormir.

CLÓVIS: M-misericórdia! Por que tudo isso?!

ALAOR: É que eu tenho lordose, osteoporose, leptospirose, artrose, artrite, rinite, bronquite, estalactite, asma, miopia, astigmatismo, diabetes, pressão alta, sou cego de um olho e... AI MINHAS COSTAS!

CLÓVIS: Olha, s-se eu chegar nessa idade assim eu p-prefiro morrer!

ALAOR: Não se espanta muito com a minha aparência não, meu filho, que eu acabei de passar dos quarenta e cinco.

CLÓVIS: Do segundo tempo!

ALAOR: O que você disse?!

CLÓVIS: Eu d-disse que é m-muito remédio, seu Alaor, o senhor d-deve gastar um dinheirão nisso tudo!

ALAOR: Ah, eu gasto, e as coisas tão muito difíceis, viu?! Outro dia, fui no velório de um amigo meu, de muuitos anos...

CLÓVIS: O s-senhor ainda lembra? [Alaor o encara]

ALAOR: Então, eu fui no velório desse amigo, aí eu fui dar discurso, quando eu tava acabando a minha dentadura caiu dentro do caixão. Pra não passar vergonha, eu disse: vai amigo, leva meu último sorriso. Levou três meses pra eu comprar outra dentadura. Bom, mas os remédios, tão todos aí?

CLÓVIS: Tá t-tudo aqui.

ALOR: Ah que bom. Então eu vou levar essas coisas pro meu quarto.

CLÓVIS: P-pode deixar q-que eu te ajudo [os dois saem pelo corredor].

LAVÍNIA CAMILA: [entra gravando stories, sempre mascando chiclete] Olá amores, tudo bem com vocês? Aqui é a Lavy eu tô aqui pra desejar um Feliz Natal a todos vocês! Beijos, beijos da Lavy!! [abaixa o celular]. Paps! Precisamos conversar.


O RESTANTE DESSA PEÇA E MAIS PEÇAS NATALINAS PARA SUA IGREJA VOCÊ PODERÁ TER EM MÃOS ADQUIRIRINDO MEU E-BOOK "COMÉDIAS DE NATAL PARA SUA IGREJA". ASSIM, VOCÊ ESTARÁ ABENÇOANDO MINHA VIDA!!! 

Um forte abraço, Deus te abençoe!

Denian Martini, o cronista.

Comentários