Especial: Um ano, Um CD - Parte 1

E aí, leitores do blog, como vocês estão? Em junho deste ano completamos quatorze anos de blog. Uau! Quanto tempo, né? Pensar que quem nasceu em 2009 já tem quatorze anos me dá um pouco de tristeza, porque significa que eu estou ficando velho [rindo de nervoso].

Então, decidi lançar um especial diferente. Para cada ano de existência do blog, vou destacar um CD que marcou minha vida. Quero falar não somente sobre aquele CD, mas quero relembrar como foi ouvir aquelas canções a primeira vez, onde eu estava e o porquê dessas músicas ficarem gravadas em mim. Adoro relembrar o passado e essa vai ser mais uma experiência deliciosa.

Bora pra essa viagem no tempo comigo?

2009 – Na sala do Pai (Thalles Roberto)

Esse projeto foi um marco na música gospel, um clássico, e marcou meu ano de 2009. Confesso que não foi fácil pensar num projeto desse ano, já que faz bastante tempo desde o saudoso final dos anos 2000, mas o que realmente me marcou foi um dia estar ouvindo esse CD no carro com meus pais e eu ver meu pai rindo das brincadeiras vocais que o Thalles faz ao longo das canções. Uma memória que, se eu pudesse, voltaria no tempo para reviver.

Embora eu tenha conhecido o Thalles através da canção “Quero as águas”, que tocava na rádio e minha irmã veio dizer que era uma música bem legal; e apesar do projeto ter outras canções bem mais famosas, como “Deus da minha vida”, “Arde outra vez” e “Deus do impossível”, resolvi destacar a música “Amor maravilhoso”, porque me lembro de ouvir ela demais na época. A pegada é muito boa, ótima pra curtir! Espero que vocês aproveitem também.


2010 – Descanso (Santa Geração)


Se foi difícil pensar num projeto pra 2009, pra 2010 foi superfácil. Lembro até quando conheci esse CD: em 9 de maio de 2010. Sei que foi essa data porque foi no Dia das Mães daquele ano que a minha mãe ganhou esse projeto de algum dos meus irmãos. Naquele mesmo dia eu fiz o que costumava sempre fazer: colocava o CD pra tocar e ouvia só o começo de cada música, antes de ouvir tudo mesmo. Adorava fazer isso!

Esse não é um projeto muito conhecido, mas como eu disse, são as músicas que marcaram o meu ano, não são os projetos mais famosos de cada ano. E, entre muitas canções que me marcaram, como “Bem-aventurado”, “Filho de Deus” e a própria faixa tema “Descanso”, destaco “Quero beber da Tua Presença”, canção que levamos para ministrar em nossa Igreja e até hoje cantamos.

PS: percebam o teclado de fundo no comecinho da música, essa é uma característica que segue em outras faixas e que eu sempre achei muito bonita.


2011 – Esperar é caminhar (Palavrantiga)

Cheguei no momento em que as lembranças causam uma pequena dor no coração. Esse CD também é um clássico e creio que marcou a vida de muitos cristãos, mas só Deus sabe o quanto essas canções marcaram meu 2011. Nesse ano, chegamos a ficar 8 meses sem internet em casa. Oito meses! Parece até impensável isso hoje em dia, não é mesmo? Mas hoje entendo que esse período fez parte do tratamento de Deus na minha vida, e foram algumas das canções desse projeto que embalaram aqueles meus dias.

Esse CD tem muitas músicas famosas, muitas mesmo, como “Vem me socorrer”, “Casa”, “Rookmaker” e a faixa tema “Esperar é caminhar”, mas foi “Eu olhei o meu dia” que me marcou com seus toques de teclado. Me lembro que na época eu andava muito pela minha cidade por causa do meu serviço, e essa música me acompanhava. Foi um tempo muito difícil de espera, e ouvir sobre espera me ajudou a enfrentar esse período. Fechem os olhos e simplesmente aproveitem essa obra de arte.


2012 – Luiz Arcanjo (Luiz Arcanjo)

Antigamente, antes dos streamings de música, podia levar um tempo maior entre o lançamento de um projeto e a gente realmente ouvir essas canções. É o caso desse CD, que foi lançado em 2010, mas que eu fui conhecer somente dois anos depois. Na verdade, lembro que meus irmãos já ouviam as canções desse projeto antes, mas eu não conhecia.

Esse é um projeto diferente, pois as canções seguem ritmos brasileiros: samba, bossa nova e até mesmo forró, mas tudo feito diante de uma produção brilhante. “Samba pra Deus”, “Fé”, “Gadara” e “Amore mio” são a prova de que podemos adorar a Deus através de nossos ritmos.

Mas, vou contar uma história pra vocês: um dia, numa tarde de 2012, coloquei esse CD pra tocar enquanto orava, gostei das músicas e passei a fazer isso com mais frequência. Um dia, enquanto tocava “Alguém como eu”, fui tocado tremendamente pela Presença de Deus ao imaginar Jesus como uma pessoa comum, alguém como eu, que se humilhou da Sua glória para salvar um pecador tão indigno, alguém como eu.

Confesso pra vocês que procuro não ouvir muito essa música para não me acostumar com ela. Essa canção marcou meu ano de 2012, minha caminhada cristã e toda minha vida. Depois daquele dia, passei a orar todos os dias ao entardecer, pedindo mais e mais da Presença de Deus, e espero que você possa ser tocado também.


2013 – Lorena Chaves (Lorena Chaves)

Esse projeto representa demais meu ano de 2013. Naquele tempo, mudei de trabalho e, na mesma época, conheci essas canções. Mais tarde, quando passei por uma crise de ansiedade intensa, algumas dessas músicas me acompanhavam e me acalmavam. Ficaram gravadas na minha memória afetiva, como parceiras num tempo de aflição, mas que já passou.

São canções leves e tranquilas, como “Quando acordei” e “Pra sempre” que eu curtia muito ouvindo, mas foi “À procura de um par” que me marcou e que, sempre que ouço, sinto um “azedinho no coração” (como diz o Pr Antonio Cirilo). Mais uma canção que evito escutar para não me acostumar, hahaha. Espero que vocês aproveitem também.

PS: reparem os toquinhos de teclado no refrão, bem ao fundo. Eu adorava esses toquinhos!

Bem, ainda teremos mais CD maravilhosos e canções para aproveitarmos, mas para o post não ficar muito cumprido, por hoje é só. E você? Lembra de algum projeto de algum desses anos? Compartilhe aqui nos comentários, adoraria saber.

Um forte abraço, Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários