Especial: Um ano, um CD – Parte 3 (final)

E aí, leitores do blog, como vocês estão? Espero que estejam curtindo muito as indicações que estou fazendo. Confesso pra vocês que não imaginava que essa minha retrospectiva musical seria tão eclética. Temos álbum internacional, álbum romântico, álbum de artista desconhecido, álbum da década de 80, álbum lançamento daquele ano e, por fim, muita adoração, que é meu gênero preferido. 

Agora, estamos chegando ao final da nossa série especial [ahhhhhhh!!!!!], e posso dizer que essa vai ser a parte mais difícil para mim, vocês vão entender o porquê no decorrer dessa última parte.

Então, vamos lá?

2019 – Outra Vez (Diante do Trono)

Sinceramente, eu esperava que o Diante do Trono fosse aparecer mais cedo e mais vezes aqui, porque quem me conhece sabe que eles são um grande referencial para mim. Entretanto, se no álbum de 2018 eles me marcaram com um projeto que serviu para engajar a minha vida espiritual e busca por Deus, no ano de 2019 a questão foi outra.

Nesse mesmo ano foi o nascimento dos meus filhos gêmeos e [quem leu meu testemunho sabe] essa foi uma época muito conturbada. Porém, as canções desse projeto nos acompanhavam; íamos e voltávamos do hospital ao som de “Outra vez”, “Santo Espírito”, “Por mim” e outras lindas canções desse projeto.

Como nem sempre as notícias do hospital eram positivas, essas músicas foram as parceiras dos nossos choros, e também da nossa alegria. Quando os meninos ainda estavam lá, me lembro de prometer a mim mesmo que, quando eles saíssem, eu faria a volta da minha casa ao som de “Vou gritar”, uma das mais agitadas do projeto. E assim foi quando o Thomas saiu e também quando foi a vez do Nicholas.

Porém, de todas essas músicas, foi “Defensor” que mais nos marcou. Um dia, estávamos a caminho do hospital e fomos declarando essa letra poderosa, mas ao chegarmos lá, as notícias eram péssimas. Foi difícil voltar a declarar “Do Seu jeito é melhor”, como ainda é difícil hoje em dia, mas sabemos pela fé que os planos de Deus são maiores e melhores que os nossos, e devemos viver pela fé.

Por isso, ouça essa canção, medite na letra e ouça todo esse projeto, tenho certeza que seu coração será ministrado pelo Santo Espírito de Deus.

2020 – A Bênção (André Aquino feat. Ana Paula Valadão)

Bem… nessa época não foram lançados muitos projetos em si, a maioria dos lançamentos foi lançamentos de single; e esse single específico foi muito marcante para a Igreja brasileira. Enquanto a pandemia acontecia, declarávamos pela fé que a bênção de Deus era sobre nós e sobre nossos filhos.

Agora, se não bastasse a pandemia que iniciou nessa época e assolou muitas famílias, em minha casa tivemos a perda do nosso pequeno Nicholas antes que a pandemia acontecesse e foi muito doloroso. Porém, essa canção foi um alento que acalentava meu coração para que ele confiasse em Deus.

Sei que a versão mais conhecida não é essa, mas essa a versão que eu mais gosto e que sempre ouço. Relembre essa música e profetize sobre sua casa mais uma vez.

2021 – Respirar (Diante do Trono)

Esse projeto do Diante do Trono veio como uma resposta de Deus para mim no momento da minha vida onde eu estava processando o luto pela perda do meu filho. Ouvir coisas como: “não exite uma lágrima que Ele não possa enxugar” e “confio em Ti na minha dor, entrego a Ti meus pedaços. No que restou eu aprendi que forte estou se estou fraco” aqueciam meu coração no processo de chorar e aceitar a perda do meu pequeno.

Esse projeto é muito lindo. A produção musical é delicada, com toques de piano e cordas, ao mesmo tempo que o vocal faz uma diferença incrível com seus arranjos. Me lembro de muitas vezes fechar os olhos e simplesmente curtir o som dos toques, das vozes, enquanto a mensagem falava com meu coração.

Embora o projeto tenha canções mais conhecidas, como “Não ficou assim” e “Te adoramos”, que tem a participação do Gabriel Guedes, eu quero deixar aqui “Suspiro”, que tem a participação da Ana Nóbrega, simplesmente porque o arranjo vocal nessa música é surreal e eu adoro, haahah… espero que vocês curtam também.

2022 – Nome sobre todo nome (S Adoração)

Foi navegando pelo Spotify que encontrei esse álbum de 2018 que marcou minha vida em 2022. Eu fazia isso muitas vezes: entrava no spotify e ficava procurando por ministérios de adoração que não fossem muito conhecidos; olha, valeu a pena, porque esse projeto é sensacional e ajudou a animar meu espírito depois das baixas que tinham acontecido.

Em primeiro lugar, ele é bom porque tem muitas músicas agitadas, o que faz falta nos lançamentos de hoje em dia. A maioria dos projeto foca apenas nas músicas lentas e de adoração e esquece das rápidas. Em segundo lugar, porque a produção do álbum é realmente muito boa, música de primeira que me faz questionar porque os caras nunca estouraram no ramo nacional.

“Tu és Rei” tem um toque de teclado que contagia; “Nosso Deus” é muito boa, embalada por uma voz feminina muito bem encaixada e a canção que dá nome ao álbum também é muito legal, mas quero deixar para vocês minha preferida “Vamos celebrar”.

Essa canção tem uma curiosidade. Eu levei ela para cantarmos em nossa Igreja e levou semanas até conseguirmos tirá-la, porque não encontramos nenhuma cifra oficial. Eu estava quase desistindo já até que conseguimos. Ontem, exatamente ontem, foi a primeira vez que a cantamos e, antes de começarmos ela, Deus nos deu uma palavra profética que Ele estava em nossa Igreja. Agora, o que diz o refrão da canção? “Deus está neste lugar”. Aleluia! Foi realmente incrível!

Então, espero que vocês curtam muito!!

2023 – Contemple a Cruz (Ao Deus que Reina)

Por fim, esse ano eu tenho curtido muito ouvir as canções que gravei ano passado. Fruto de uma promessa antiga de Deus, a gravação do EP “Contemple a Cruz” foi um marco para mim não apenas pelo fato da promessa de Deus se cumprir, mas também pela oportunidade que Ele me deu de adorá-Lo mesmo depois de tudo o que havia acontecido comigo.

Confesso para vocês que muitas vezes me questionava e perguntava para Deus como poderia cantar coisas como “dizei ao justo (…) que no vale da morte todos podemos passar, mas que aquele que confia no Senhor com virtude o atravessará” sendo que eu havia perdido um filho. Porém, a resposta de Deus foi: não despreze o poder do Espírito Consolador que há em você.

Aleluia!

Então, é claro que eu amo o projeto todo, mas para deixar apenas um gostinho para vocês, segue a canção que mais fez sucesso [melhor dizendo], que mais ministrou aos nossos corações. Depois, não esqueça de nos procurar nas plataformas digitais de de conferir o projeto todo no YouTube.



Então, queridos, é isso. Muitos projetos, muitas canções, muita história e muita adoração ao nosso Deus. Espero abençoar a todos vocês.

Um forte abraço, Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários