Especial: Um ano, um CD – Parte 2

E aí, leitores do blog, como vocês estão? Gostaram do especial de semana passada? Curtiram as músicas e os CD’s que eu indiquei? Eu espero que sim, espero que vocês tenham passado a última semana relembrando aquelas canções, ou conhecendo aquelas que vocês ainda não conheciam; e espero que eu possa ser uma influência boa na vida de cada um de vocês.

Agora, para os que caíram aqui de paraquedas e não sabem, eu estarei trazendo um projeto musical que marcou a minha vida para cada ano de existência do blog. Como esse trabalho iniciou em 2009, temos muitos anos para relembrarmos e, por isso, dividi esse especial em três partes.

Então, bora para a parte dois?

2014 – Graça (Paulo Cesar Baruk)

Posso estar errado, sei lá, mas creio que esse projeto é um clássico da música gospel e marcou toda a juventude daquela época. Quem nunca ouviu “Ele continua sendo bom”, canção que marca esse projeto, que atire a primeira pedra. Eu lembro que na época gravei as músicas desse CD no meu celular e ouvia muito, principalmente “Senhor, eu preciso (Lord I need You)”, “Seven Days”, “Do avesso” e muitas outras. Inclusive, cheguei a indicar o CD aqui no blog.

Sobre esse CD, aconteceu um fato curioso comigo. Um dia eu estava no carro com alguns amigos da Igreja indo pra um evento, quando estava tocando esse CD e uma música chamou a minha atenção. Eu me lembrava da música, mas não sabia de onde. Cheguei em casa e cantei a música pra minha mãe, que disse que cantávamos essa música no início da nossa Igreja, quando ela ainda funcionava na garagem de casa. A música é “Nele você pode confiar”.

E é claro que a música que deixo desse projeto é “Sobre a graça”. Quem nunca dançou essa música? Foi muito bom ser jovem nessa época hahaha

2015 – Tudo ou Nada (Vencedores por Cristo)

Você pode me perguntar: como que um LP de 1983 pode ter marcado seu 2015? Pois eu te respondo que não havia plataforma digital naquela época, e que muitas vezes ouvíamos as músicas no YouTube e foi assim que conheci esse projeto, que ouvi e ouvi sem parar ao longo daquele ano. Vencedores por Cristo dispensa apresentação. A brasilidade das canções e a centralidade de Cristo são marcas desse ministério maravilhoso que atua até hoje.

Uma curiosidade desse projeto é que, como disse logo acima, eu conheci essas músicas através do YouTube, até que um dia encontrei esse LP perdido entre as coisas do meu pai. Meu pai tinha aquele LP há muitos anos, mas eu só fui conhecer na internet. Muito louco, né?

Esse projeto tem tantas canções que acalentam nossos corações, como “O Amor do meu Jesus”, “Amanheceu”, “Lancemos sobre Deus” e Logo de Manhã”, que fica difícil escolher uma só. Por isso, escolhi uma que até hoje faz parte dos meus devocionais e sempre que ouço, sinto meu coração se acalmar novamente, é a canção “Deus é Fiel/Salmo 32”

Feche seus olhos, ouça essa canção sem preconceitos com a data de lançamento e deixe o Espírito Santo consolar seu coração também.

2016 – Em cada canto (Lorena Chaves)

Mais uma vez Lorena Chaves fazendo parte da minha biografia musical, não é mesmo? Acontece que 2016 foi o ano do meu casamento e, na mesma época, a Lorena Chaves lançou esse projeto romântico porque também estava se casando. Me lembro de passar muitas tardes ouvindo essas canções pelo YouTube enquanto passeava por sites de fotógrafos aleatórios de casamento, sonhando com o meu.

As canções desse projeto são tranquilas e muito poéticas. Músicas como “Alma na gangorra”, “Amanheceu” e “Tracejo” são ótimas pra gente ouvir no carro naquela viagem em direção a praia, sabe? E, embora “De Platão pra Neruda” seja uma das preferidas da geral, quero compartilhar a que eu mais gosto “Envelhecer com você”. Dê o play, feche os olhos e pense na pessoa amada.

2017 – Losing My Religion (Kirk Franklin)

Em 2017 eu precisei escolher dois projetos, porque ambos me marcaram muito e até hoje quando ouço aquelas canções, me lembro daquele ano. Começando por “Losing my religion”, do Kirk Franklin, que eu cheguei a indicar aqui no blog naquela época. No começo de 2017, fiz minha conta no Spotify e foi incrível ouvir um projeto que seria muito difícil encontrar numa loja para comprar.

Coitados dos que trabalhavam comigo nessa época, porque eu ouvia esse CD sem parar [sério kkkk]. Do início ao fim do dia!! “123 Victory”, “Road Trip” e “True Story” são bons exemplos das músicas que me cativaram pela batida e pela letra. E, embora o single do projeto seja “Wanna be happy?”, quero deixar para vocês ouvirem a minha canção predileta: “Intercession”.

2017 – Piano e Voz, Amigos e Pertences 2 (Paulo Cesar Baruk)

Mais pro final do ano, esse projeto me conquistou. Com 15 músicas regravadas, mais uma duplicada, uma regravação mais bonita que a outra, o CD é todo trabalhado no piano, cordas, no timbre bonito da voz do Baruk e em participações muito especiais: Laura Souguellis e Paulo Cezar, do grupo Logos.

Como escolher apenas uma? Meio impossível!! Esse projeto é tão lindo que eu cheguei a indicá-lo aqui também. Até hoje é difícil ouvir essas canções sem sentir o azedinho no coração. “Deus, somente Deus” “Situações”, “Não tenhas sobre ti” e “Tua forte mão” são exemplos do quão delicado e belo é esse projeto. E minha indicação é “Deus eterno”, canção que canto desde criança e que ganhou uma roupagem linda aqui.

2018 – Imersão 2 (Diante do Trono)

E, finalmente, no último ano dessa parte, vem esse projeto que marcou meu 2018 e toda a minha caminhada cristã. O “Imersão 2” é um projeto de ministrações espontâneas, onde apenas a banda tem algumas melodias pré-montadas, as vozes cantam o que o Espírito os orienta. Incrível, né? Eu te desafio a ouvir esse CD todo e não ser tocado pela Presença de Deus. Simplesmente impossível!

Lembro que em Março de 2018 eu ouvia muito essas ministrações em meus devocionais e foi através desse projeto que fiquei sabendo do congresso do DT aquele ano e pude participar, realizando um sonho antigo que era o de um dia poder estar na Igreja Batista da Lagoinha.

Eu me lembro que cheguei a indicar esse projeto aqui também, e com o passar dos anos, essas ministrações continuaram a serem usadas por Deus para ministrar em minha vida. Embora o ideal seja você começar o projeto do início, na canção “Fluirão rios”, você pode começar a ouvi-lo de “Teu novo” ou “Faz novas todas as coisas”, que são momentos onde as ministrações têm uma leve virada.

E, embora eu goste muito de “Tudo no Seu templo diz: Glória!” por causa das batidas, vou deixar para vocês “Tira os meus pés do chão”, onde já me arrepio só de ouvir a leitura do texto bíblico. Espero que o Espírito Santo venha fazer Seu rio transbordar em sua vida também, à ponto de tirar seus pés do chão.

Bem, são muito projetos para revivermos essa semana, vocês não acham? Espero todos aqui na semana que vem, para a parte final e mais dolorosa dessa retrospectiva. Até lá!

Um forte abraço, Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários