Renuncia!

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23

Não é fácil falar de renuncia. Não é fácil porque não é algo fácil de ser vivido, eu não quero colocar aqui palavras das quais eu não vivo ou palavras que não serviram nem para minha reflexão, se eu não pude meditar nelas, por que as colocaria aqui para que você lesse? Sempre que eu posso, volto e leio textos antigos meus, para refletir, meditar e ver se ainda concordo com antigas opiniões.

Não é fácil porque não é algo que todos nós queremos ouvir. Se falasse do céu, ou se falasse de bênçãos, talvez fosse este o post mais acessado, mas o assunto é renuncia. E aí? Ainda se fala em renuncia hoje em dia? Será que não é um assunto muito antigo, que está fora de moda?

Bem, não é isso que a Bíblia mostra, nem é isto a vontade do Senhor Jesus Cristo. Aqui em cima, seguem suas palavras, que dizem: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

E logo de cara eis a pergunta: queremos seguir o SENHOR? Se queremos, temos que tomar a cruz todos os dias, mas será que queremos? Vamos ser sinceros, quais são os motivos que nos levam à igreja todos os cultos? Não minta, Deus está [neste momento] sondando o seu coração, e, independente de sua resposta, conhece o que realmente o leva à igreja.

E não só ir nos cultos, mas tudo o que fazemos é para o SENHOR? Subimos no altar e cantamos... pra Deus? Dançamos, oramos, pregamos, falamos, andamos, comemos... pra Deus? Não é para fazermos todas as coisas para Sua glória (I Coríntios 10:31)? E estamos fazendo? Estamos servindo a Deus ou alimentando o nosso próprio ego?

Peço que você não encare como uma afronta este texto, como se eu estivesse te interrogando, porque estas palavras foram ditas primeiramente a mim. Tenho alegria e prazer em dizer que faço parte de um ministério de louvor, e, como diria o meu líder de louvor: a distância entre entregar a glória a Deus e querê-la para nós é muito pequena.

Porém, esta não é um texto apenas para adoradores, mas para todo aquele que deseja fazer a vontade de Deus. Todo aquele que recebeu o Senhor Jesus Cristo como Salvador, e recebeu como penhor da Promessa o precioso Espírito Santo, deve sempre se ater a estas palavras. Todos os dias temos que carregar a cruz. Mas o que significa carregar a cruz?

Em parte, significa que temos que manter a maior distância possível do pecado. Somos falhos, é verdade, mas isto na significa que podemos pecar a vontade, que Deus nos perdoa. Deus sabe quando erramos e nos arrependemos, e sabe também quando pecamos por prazer. Temos que viver uma vida pura, longe desses pecados, que só nos trazem a morte.

Porém, em parte este versículo também mostra outro tipo de renuncia. Quando somos filhos de Deus, Ele pede que façamos a Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável, e muitas vezes a vontade de Deus vai diretamente contrária a nossa vontade. Tomemos como exemplo o próprio Senhor Jesus Cristo. Ao orar ao Pai, Ele clamou para que não fosse necessária a Sua morte, mas, sobretudo, fosse feita a vontade de Deus.

Ele pediu para pecar, logo não era pecado que Ele não quisesse morrer, mas mesmo assim o fez por nós e para cumprir a vontade de Deus Pai. Muitas vezes não é pecado o que queremos fazer, mas Deus pede que não façamos, ou vice-versa, simplesmente porque não é de Sua vontade. Talvez você possa achar autoritário da parte de Deus, mas como iremos dizer que O amamos se não fazemos Sua vontade?

E o versículo conclui: tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Todos os dias, não significa renunciar apenas uma vez, mas todas as vezes que for necessário. Como eu disse, não é fácil falar e viver a renuncia, mas Deus pede isto de nós, todos os dias. Cada dia, cada minuto, cada segundo: renuncia. Termino então com o refrão de uma canção do Thalles Roberto [e recomendo para todo aquele que quiser, no mínino, meditar na letra] que diz: Mas eu escolho Deus// Eu escolho ser amigo de Deus// Eu escolho Cristo todo dia// Já morri pra minha vida agora vivo a vida de Deus

Deus abençoe!!

Comentários

  1. Cada pessoa tem uma forma diferente de se relacionar com o Espírito Santo, comigo por exemplo é muito raro quando passa um dia sem que eu ouça a voz Dele, e se isso acontece é certeza que eu fiz algo que o magoou e eu faço de tudo pra que Ele me perdoe! Mas que a renuncia é complicado isso é, na dança por exemplo não vou mentir dizendo que 100% das vezes em que eu dancei foi pra Deus, mas o Espírito me incomoda quando isso acontece... minhas principais renuncias? Ir à igreja é minha renuncia de ficar em casa vendo tv ou no computador; outra renuncia é o domínio próprio, nisso eu ainda estou trabalhando e deixando Deus me ajudar porque eu confesso que segurar a minha língua dentro da minha boca não é fácil não, tem hora que eu tenho vontade de chutar o pau da barraca mas prefiro ficar quieta pra evitar discussões... Mas Deus sabe!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Não é fácil, mas sabemos que sempre é melhor para ser feito!

    Oh Deus, ensina-nos a confiar e descansar mais em Ti! Obrigado! Amém!

    Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário