Olhando pra frente



Quando nós olhamos para frente, é como se existisse um grande véu que nos tapasse os olhos. Se nós olhamos para trás, já vivemos tantas situações, circunstâncias e momentos, adquirimos experiências e, hoje, no presente, colhemos os frutos das nossas atitudes e escolhas do passado.

O presente, bem, o presente é agora. Aqui, neste instante. Os segundos que acabaram de se passar já fazem parte de passado e já não podemos fazer nada com eles. O passado nos serve de muitas coisas, mas não podemos revivê-lo. O presente é aqui e é agora. O que nos resta, então, é o futuro.

Mas, então, o que nos é o futuro? Não é como uma cortina que se põe a nossa frente e que não podemos abri-la? Então, pergunto a você, caro leitor: você nunca quis abrir esta cortina e ver o que o futuro lhe reserva? E mais, você nunca se perguntou por que Deus nos esconde o futuro, guardando somente para Ele?

Não sei você, mas eu já me perguntei muitas vezes. Muitas vezes quis saber o que o futuro me reserva. Algumas vezes por ansiedade, outras vezes por pura curiosidade, e, algumas vezes, por temer o futuro. Não sei você, mas eu já temi o futuro muitas vezes, o que realmente é uma grande bobeira.

Mas, vamos por partes. Será que a Bíblia traz alguma palavra sobre o futuro? Leia:

“E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” Atos 1:7

Aqui, o Senhor Jesus Cristo é muito claro, não? Não nos pertence saber o futuro, não nos é digna esta função, ou talvez Deus tenha os Seus próprios motivos, o fato principal é que não temos esta autorização, porque esta permissão não nos foi dada. Simples, não? Deus tem esta autoridade, nós não.

Pior será se, não contentes com esta resposta de Deus, buscarmos adivinhos ou feiticeiros para procurarmos saber do futuro. Primeiro porque não conseguiremos este objetivo, pois o futuro está nas mãos de Deus, não nas nossas; segundo porque estaremos descumprindo a vontade de Deus, rebelando-se contra Ele.

Também não devemos olhar o futuro com temor. O Senhor Jesus Cristo também nos disse que cada dia basta o seu mal (Mateus 6:34). O futuro não nos será revelado, mas não é por isso que devemos temê-lo, Deus tem os nossos dias em Suas mãos, já sabe de todas as coisas e, se Ele nos diz que é para não temermos, então não devemos temer.

Sendo assim, devemos viver um dia de cada vez, à medida que a nossa vida vai se desenrolando. Devemos viver sempre buscando cumprir a vontade do SENHOR para as nossas vidas, dia após dias, passo após passo, a fim de sermos aquilo que Deus sonhou para nossas vidas.

É melhor assim. Deixe que Deus cuide do futuro enquanto nós vivemos o presente. Afinal, se nada podemos fazer do futuro, e se nossa ansiedade, ou medo, ou aflição nada muda do nosso futuro, e se Deus nos pede para descansar em Sua soberania, por que não descansar então? Por que não esperar o futuro n’Ele?

“O Pão de cada dia nos dá hoje” Mateus 6:11

Deus abençoe!!

Comentários