Morte & Vida



Nesta semana, duas datas diferentes foram lembradas, para alguns, dia 31 de outubro, que foi quarta-feira, foi o Dia das bruxas, não entrarei em maiores detalhes quanto a esta data ridícula que algum tolo decidiu “comemorar”, e ontem, dia 02 de novembro, para todos “comemorou-se” o Dia de Finados.

O dia de finados não é um dia para celebrar ou adorar os mortos, mas para se lembrar daqueles que já partiram para o outro lado da vida. Particularmente, acho esta data bastante nobre, é importante nos lembrarmos daqueles que amamos, que nos ensinaram, que um dia já falou conosco, já brincou e agora não está mais aqui.

E em dias assim, sou levado e meditar sobre a morte, sobre a vida, tentando encontrar um significado maior para cada uma dessas palavras, e responder algumas perguntas. Afinal o que significa estar morto? Ou estar vivo? O que o Senhor Jesus Cristo nos diz sobre a morte? Leia com atenção:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isso?” João 11:25

Com certeza você já ouvido deste versículo em algum velório, ou visto em alguma lápide de um túmulo, mas qual seu real significado? O Senhor Jesus Cristo diz que Ele próprio é a ressurreição e a vida, percebemos, assim, que Ele não diz apenas desta vida, mas também faz referência a vida eterna, deixando claro que somos seres eternos.

[Preciso, então, abrir um parêntese: você pode acreditar que existe vida após a morte, ou não, mas isto não irá interferir na existência dela, existe vida eterna e ponto final, crendo você ou não, a sua fé, neste caso, irá interferir sim no seu destino final, ou seja, se você irá para o céu ou para o inferno.]

A morte é uma certeza de todos, e a resposta para a morte é o Senhor Jesus Cristo, quando Ele mesmo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. A ressurreição é a única “cura” para morte, pois traz de volta à vida. A Bíblia traz exemplos de ressurreição, como é o caso de Lázaro, que era amigo de Cristo e que foi ressuscitado. Porém, embora a Bíblia não narre, sabemos que após isto Lázaro voltou a morrer.

E novamente encontramos a resposta em Jesus, pois Ele também diz: Eu sou a vida. Sim, vida, independente de morte, vida abundante, que está presente mesmo em meio à morte, a vida verdadeira. Somente Ele é esta vida, somente Ele é a resposta e a cura da morte, pois quem está e crê n’Ele, ainda que esteja morto, viverá, e aquele que, vivendo, crê n’Ele nunca morrerá.

Entendemos assim que existem muitos que, estando vivos, espiritualmente estão mortos, porque não têm a Vida; e muitos que, mesmo mortos, estão vivos e viverão por toda a eternidade. A Presença do Senhor Jesus Cristo é quem definirá se estamos vivos ou mortos. Esta semana, isto ficou muito claro pra mim.

Dia 31, numa escola, aconteceu uma festa de “Halloween”, jovens e crianças celebrando a morte, onde havia um caixão como decoração. Tão jovens, e tão mortos, celebrando a morte sem perceber, e, na mesma semana, muitos indo aos cemitérios, para lembrarem de mortos que, talvez, não estejam tão mortos assim.

Por fim, termino este texto da mesma forma que o trecho bíblico se encerra: você crê? O Senhor Jesus Cristo é a única Vida eterna, o único Caminho que nos levará ao Trono do Pai. Mas é preciso crer n’Ele.

“E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa” Atos 16:31

Deus abençoe!!

Comentários