Venha o Reino



A oração “Pai Nosso” é popularmente muito conhecida, tão conhecida que fizeram dela uma reza. O “Pai Nosso” não é uma reza e não foi dito pelo Senhor Jesus Cristo para ser usado como uma vã repetição, é uma oração de pratica de vida, só que não entrarei em detalhes maiores, este não é meu objetivo.

Embora muito conhecida, existe uma frase nesta oração que foi [praticamente] ignorada pela maioria; afinal, o fim desta oração não é “...livra-nos do mal, amém”. Talvez você até me perguntasse: “qual é o fim então?”, e eu poderia responder: “leia a Bíblia”, mas seria muita indelicadeza minha [e este também não é meu objetivo] por isso, vamos ver como termina a oração do Pai Nosso.

“E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque Teu é o reino, e o poder e a glória, para sempre. Amém.” Mateus 6:13

Não focar também no porquê de terem tirado esta frase tão importante da oração, mas vamos meditar:

Teu é o poder. De fato, o poder pertence a Deus. Salmos 62:11 diz que todo om poder pertence a Deus, e nós, como seres humanos, jamais teríamos a capacidade de “poder”. Para tudo o que fazemos, temos dependência, algumas vezes dependemos das circunstâncias, outras vezes dependemos do tempo; e em todas as coisas dependemos de Deus, o poder realmente não pertence a nós.

Tua é a gloria, continua o versículo. Sim, a glória também pertence ao SENHOR. Os egocêntricos que me desculpem, mas a glória também jamais pertencerá a nós, afinal, se nós dependemos de tudo pra tudo, como podemos ter glória sobre alguma coisa. E Deus, que não depende de nada pra nada, também é detentor de toda a glória, afinal, Ele é digno, e Sua glória enche a Terra (Isaías 6:3).

Mas e o Reino? O Reino pertence a Deus também, quando pensamos num âmbito maior, quando entendemos que entre todas as coisas que acontecem, está a mão de Deus guiando as circunstâncias e cumprindo o Seu desejo. Mas e o Reino da sua vida? Sim, a sua vida, caro leitor, e esse Reino?

Um pouco antes na oração, o Senhor Jesus Cristo disse: venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu (ver. 10). O Reino de Deus é algo que trazemos à Terra, através de nossas atitudes. Ou seja, quando fazemos a Vontade de Deus em nossas vidas, com nossas atitudes, trazemos o Reino de Deus à Terra.

E, do contrário, se não fazemos a Vontade de Deus, não trazemos o Reino de Deus à Terra, Reino esse que excede qualquer Reino físico. E assim, entendemos que o Reino de Deus ultrapassa limites de nações, limites geográficos, limites culturais e quaisquer outros limites, um Reino de paz, um Reino espiritual, que um dia será físico, nesta Terra.

A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2), o Reino de Deus é justiça, paz e alegria, mas depende de uma renúncia pessoal de cada um de nós. As decisões de renúncia que tomamos a fim de fazermos a vontade de Deus são as decisões que trazem o Reino de Deus.

E, assim, renunciamos dia-dia os nossos desejos carnais, os nossos desejos pessoais, algumas atitudes, algumas vontades, tudo com o interesse de trazermos à Terra o Reino de Deus, e podermos cantar: Reina em mim, SENHOR. Reina em mim. Afinal, não é isto que oramos: Venha o Teu reino?

Mas eu pergunto a você: as atitudes que você tem tomado são as atitudes que Deus espera que você tome? Saiba que cada vez que você se nega a realizar a vontade de Deus, você tem atrapalhado que o Seu Reino venha a Terra. Qual é a vontade de Deus? Bem, a Bíblia nos revela a vontade d’Ele para Seus filhos; mas, para o seu particular, busque no SENHOR e ele irá revelar.

Deus abençoe!!

Comentários