Esperança



Quando falamos em esperança, existem muitas questões que precisam de explicação, afinal, esperança não é apenas uma palavra de efeito que colocamos nos cartões de comemoração de aniversários, Natal e Ano Novo; então, o que é esperança? Esperamos em que? Pra que? Por que? Por que precisamos de esperança?

Qual o motivo da espera? Esperar o aumento do salário? Muito bom! Mas para que? Para adquirir algo que muitas vezes quem quer é o nosso ego, certo? Sim, certo. Esperar chegar o fim de semana para descansar. Ótimo! O descanso é sagrado, mas não deixe que isso vire meta de vida. Nós seres humanos, entre muitas outras coisas, nos caracterizamos pela futilidade. Um carro, um passeio, uma roupa. Cobiça dos olhos, gula do ego e obesidade a vácuo.

Muitas pessoas podem dizer: “espero por um mundo melhor, espero por menos violência, espero pela paz”, e então, quando se tem uma resposta desta primeira pergunta, outra precisa ser respondida: você realmente acredita que sua espera dará resultado? Não há nada de errado em esperar pela paz do mundo, por exemplo, mas você tem realmente esperança nisso, ou é apenas uma ilusão?

Desculpe-me, posso parecer um pouco pessimista, e não sou, quero, apenas, que você seja sincero consigo mesmo. Essa esperança que você tem é real, viva e verdadeira, ou apenas uma maneira que você usa para não ter uma “consciência pesada”? No que você tem depositado sua esperança, de verdade?

A Bíblia nos traz muitos versículos sobre esperança, e dias atrás me deparei com um versículo muito lindo. Mas, antes de tudo, peço que você reflita: qual é o motivo da sua esperança? Afinal, se você tem esperança, você espera o que? Você precisa ser sincero nesta resposta.

E este motivo que você tem esperado é digno de sua esperança? Ou seja, você tem esperado em algo que realmente valha a pena? Talvez você me pergunte: então existe um motivo exato que eu mereça esperar? Sim! É exatamente neste ponto que eu quero chegar, leia o versículo seguinte:

“Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em Ti” Salmos 39:07

Quando depositamos todas as nossas esperanças em algo que pertence a este mundo, em algo que é natural, nos decepcionamos; por exemplo, se esperamos muito por determinado emprego e o alcançamos, mais pra frente acabamos decepcionados, porque, mesmo o emprego tão desejado, tem lados negativos, nada aqui é perfeito.

E, de forma alguma, não, nunca, jamais coloque a sua esperança no homem; ser que se deixa ser guiado 70% das vezes pelo coração. A Palavra diz que não há nada mais enganoso que o coração (Jr 17:9). Espere sim mas em quem você vai esperar? Nas autoridades? Homens?

Além disso, sabemos que nada trouxemos para este mundo, e sabemos também que daqui não vamos levar nada do que material. Nada que seja deste mundo, deste presente, merece ter depositado em si toda a nossa esperança, porque é passageiro. Nós devemos esperar plenamente no SENHOR, Deus Todo-Poderoso. Escolha esperar pelo que Deus tem para lhe dar. Será que é bom esperar o que Deus quer nos dar? Bom, nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós (1Co 2:9).

E esperar em Deus possui dois significados: esperar por tudo aquilo que vem de Deus, ou seja, ter esperança naquilo que o SENHOR nos prometeu, que pode ser desde um emprego, até mesmo um casamento, um bem, uma conquista. Ou pode ser esperam pelo próprio Criador, ou seja, esperar pelo dia em que estaremos na Eterna Presença do Rei, na Glória.

Uma dica: se você escolher querer o que o Senhor quer para a sua vida e depositar toda sua esperança Nele, sua fé, sua confiança, você jamais saberá qual é a sensação de um sonho frustrado, pois Ele nos dá aquilo que é o melhor para nós, Sua vontade para as nossas vidas é boa, agradável e perfeita.

Passaremos nossas vidas esperando naquilo que é certo para nós, e não mais em ilusões ou em coisas que jamais alcançaremos. E, por fim, quando partirmos para o outro lado da vida, teremos nossa esperança cumprida: o desejo de estarmos na Presença de Deus, em meio à perfeição do Todo-Poderoso.

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Salmos 42:02

Deus abençoe!!




Texto elaborado com auxílio de Isabella Paes (http://www.deexpressaolivre.blogspot.com.br/)

Comentários

Postar um comentário