Um entre tantos



Imagine a seguinte cena: o Senhor Jesus Cristo está passando pela cidade. Nesta época, Cristo é conhecido pelos milagres que Ele tem operado, fazendo cegos enxergarem e mortos ressuscitarem, águas transformada em vinho, expulsando demônios, é conhecido pelas vidas que foram transformadas quando estiveram junto d’Ele, pela sabedoria com que ensina nos templos.

Tudo isto faz com que Ele seja alguém muito conhecido da época. Se Ele estivesse passando pela cidade, seria acompanhado por uma multidão de pessoas, cada uma com uma motivação pessoal, mas o fato é que uma grande multidão estaria acompanhando os Seus passos.

Às vezes não temos consciência do que significa uma multidão, ainda mais na época de Cristo; uma multidão significa uma grande barreira que impediria o acesso ao Mestre. Muitas gentes, alguns talvez tentando toca-lo, quem sabe outros apenas queria ver como Ele era, e outros tantos que gritavam o Seu nome...

Mas, mesmo assim, a Bíblia narra a história de um homem que chamou a atenção do Senhor Jesus Cristo. Este homem era cego, e mesmo assim enxergava mais que muitos que estavam por ali. Este homem percebeu uma agitação diferente onde estava e perguntou o que estava acontecendo; disseram-lhe que Jesus nazareno passava por ali.

Qual foi a reação do cego?

“Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim” Lucas 18:38

Cristo então ouviu o seu grito e chamou-o para perto de Si, perguntando-lhe o que ele queria que fosse feito. O homem não hesitou, queria ver, e Cristo o curou e o salvou. O homem saiu glorificando a Deus e o povo que viu este maravilhoso acontecimento saiu glorificando a Deus.

Mas a minha pergunta é: por que apenas este cego? Por que Cristo deu ouvidos ao chamado deste homem? Será que só havia ele de cego por ali? Será que somente ele chamava pelo nome do SENHOR? Creio que não; creio que existiam muitos outros cegos, e outros tantos que clamava pelo nome de Cristo, mas por que somente este foi curado?

Eu vou dizer porque: ele sabia quem o Senhor Jesus Cristo era. Quando ele perguntou o que estava acontecendo, disseram-lhe que Jesus nazareno passava; nazareno, nascido em Nazaré. Mas quando ele clamou, ele chamou pelo nome do Filho de Davi, ou seja, ele clamou por Cristo, nascido em Belém, da descendência do Rei Davi.

Ele sabia pra Quem clamava; ele cria que Jesus era o Cristo e tinha fé para saber que Ele poderia cura-lo da cegueira. Muitos com certeza chamavam pelo nome d’Ele mas quantos realmente sabiam quem Ele realmente era? Muitos cegos existiam, creio eu, mas quantos perguntaram o que estava acontecendo?

E você, sabe realmente quem é o Senhor Jesus Cristo? Você realmente chama pelo nome d’Ele com fé, crendo e sabendo que Ele é capaz que fazer tudo? Não basta clamar, é necessário fé, sem fé é impossível agradar a Deus. É possível ser único entre muitos, a partir do momento em que deixamos com que nossa fé vá além da fé dos outros.

É possível, creia mais que os outros creem, e você verá que Deus fará mais do que fez a outros, não por causa de merecimento, nenhum de nós merece, mas porque você creu mais, ele pôde fazer mais.

Deus abençoe!!

Comentários