Idolatria


“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos” Êxodo 20:4-6

Este trecho que acabamos de ler é o segundo dos Dez Mandamentos, que ordena que o povo do SENHOR se abstenha de imagens de escultura, representações de deuses e entidades. Deus ordena que essas imagens não existam em Seu povo, que Seu povo não as adore, nem se prostre ante a elas, pois isso é abominação aos olhos d’Ele.

Assim que Deus resgatou o seu povo das mãos do opressor, passou as Suas Leis. É interessante vermos na Palavra de Deus que, no capítulo 14 do livro de Êxodo, o SENHOR opera a libertação do Seu povo, abrindo o mar Vermelho e destruindo os inimigos, e logo no capítulo 20, Ele libera Sua Lei. Deus fez assim porque desejava que Seu povo andasse em retidão diante de Sua Presença.

O pecado de se ter ídolos, imagens de escultura para se ajoelhar perante elas e fazerem orações a elas, pedindo favores ou graças, chama-se idolatria, e é interessante vermos como o diabo [aquele derrotado] sempre investiu nesse pecado para a corrupção do homem.

Se observarmos a cultura dos povos antigos, todos eles usavam imagens, estátuas, totens ou até mesmo desenhos e figuras para representação de seus deuses. Ajoelhavam-se perante eles e faziam seus rituais para pedirem o favor deles, desagradando, assim, o coração do único Deus vivo e verdadeiro.

Infelizmente, o povo de Israel não foi diferente. Enquanto Deus ainda passava Sua Lei a Moisés, o povo já fazia para si bezerros de ouro para se prostrarem ante Ele. E vemos, durante quase todo o Velho Testamento, relatos dos israelitas deixando ao Senhor pra buscar os deuses de ouro e pedra, e colhendo os amargos frutos dessa decisão.

No próprio cristianismo isso aconteceu e ainda acontece. Igrejas cristãs trouxeram para dentro dos seus templos imagens e representações do Senhor Jesus Cristo, do Espírito Santo e de personagens bíblicos, se prostrando ante essas imagens e fazendo orações, preces e festas em louvor a essas imagens.

Muitas vezes olhamos pra tudo isso, apontamos o dedo e condenamos. Gritamos “idolatria, abominação a Deus”, quando outro tipo de idolatria tem crescido dentro das Igrejas e tem tomado força. Uma idolatria sutil, que pode até passar despercebida, mas que trás a mesma condenação sobre a vida daqueles que a praticam. Esta é a idolatria de si mesmo.

Igrejas que se idolatram, que olham para seus grandes templos, que fora construído pra louvar a Deus, Rei dos reis, e começam a idolatrar a si mesmos, tirando a glória que é o SENHOR e atribuindo a si mesmos. Igrejas que têm vivido para servirem seus próprios desejos e não os mandamentos do Senhor Jesus.

Caro leitor, peço que você entenda. Quando deixo aqui escrito “Igrejas”, não me refiro às lideranças da Igreja (pastores, diáconos), muito menos a denominações, sejam elas quais forem, mas me refiro ao povo de Deus. Não podemos deixar que a arrogância cresça em nosso meio, não mesmo!

Talvez você leia este texto e conclua que estou sendo eu o arrogante, julgando aos outros; pelo contrário, muito me doeu ouvir esta repreensão do SENHOR, e não é fácil deixa-la aqui, para repreender outros, mas sei que Deus repreende os filhos que ama e a repreensão faz parte do trabalhar de Deus em nós, para gerar em nós aquilo que Ele quer que sejamos.

Portanto, que possamos vigiar a partir de agora nossas atitudes, nossos pensamentos, pra identificarmos se temos idolatrado nossas Igrejas, nossos pastores, ou seja o que for que temos colocado no lugar de Deus em nossos corações, pra que arranquemos de lá tudo isso. Toda glória deve ser dada somente a Deus, sem Ele nada seríamos.

Não devemos frequentar a Igreja por ser ela a mais bonita da cidade. Não devemos ir aos cultos porque o pastor é mais “popular” que os outros. Não devemos deixar essa idolatria de nós mesmos permanecer. Vamos renunciar todas essas coisas e buscar a face de Deus; vamos nos arrepender disso e Ele nos perdoará. Deus é muito mais importante que o nosso ego.


Deus abençoe!!

Comentários