A Graça de Deus


A graça tornou-se assunto muito falado ultimamente. Já faz algum tempo que tenho visto frases, pregações e reflexões para explicarem sobre a graça de Deus e, embora esta pareça ser algo simples de ser explicado, confesso que assustei com a complexidade do assunto quando parei pra meditar: o que é a graça de Deus.
Quer ver como é um assunto complexo? Então me defina a graça de Deus? Difícil, não é mesmo? Parece que sempre temos frases prontas, decoradas na Igreja, pra definirmos a graça do SENHOR, mas quando usamos essas frases, elas parecem vazias demais pra explicar algo tão grande e glorioso como a graça do Pai.
Essa pergunta me foi feita pelo pastor numa Escola Bíblica Dominical, e quando eu respondi com uma dessas frases de efeito, me lembro de sentir-me envergonhado. Por mais efeito que a tal frase usada por mim pudesse ter, ela não definia nem um mínimo do que realmente é a graça.
Em 2011, o Ministério Diante do Trono lançou na canção “Ele me ama”, uma frase que dizia: se a graça é um oceano, estamos afogando. A canção, que é uma versão em português da música “How He loves”, da banda americana “Jesus Culture”, fez muito sucesso no Brasil e essa frase tornou-se muito conhecida.
Em 2013, a cantora Aline Barros lançou um CD com o título “Graça”, com a canção tema com frases nos estilo: graça que me salvou, graça que me alcançou, graça que eu não mereço, Tua graça foi o recomeço. Já em 2014, o cantor Paulo César Baruk também lançou um CD chamado Graça, com uma canção em específico que diz: pela graça eu salvou sou, pela graça me libertou, eu jamais fui merecedor, mas pela graça... pela graça.
Interessante pensarmos que, das três músicas que eu destaquei a cima, que falam sobre a graça, as três destacam o papel da graça de Deus em nos salvar, conforme a Bíblia diz em Efésios 2:8-9
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”
Ou seja, somos salvos graças à graça de Deus, é por meio dela que alcançamos o céu; se dependesse de nossas obras, jamais seríamos salvos. Mas, então, o que é essa graça que tem sido destaque de tantas canções e que Deus usa para nos salvarmos? Como explicarmos a graça de Deus? Como definirmos o que ela é?
Naquela mesma Escola Bíblica onde eu fui questionado sobre a graça de Deus e como defini-la, o pastor usou um texto muito interessante pra responder a essas questões. Ele usou o exemplo de Paulo sobre a graça de Deus.
Paulo nos conta em II Coríntios 12 que foi arrebatado até a morada de Deus, o céu, e viu e ouviu lá coisas tão grandiosas e magníficas que ele nem mesmo poderia compartilhar aqui na Terra. Porém, Deus colocou nele, Paulo, um espinho na carne que seria usado para que ele não ficasse arrogante por causa dessas revelações.
Quando Paulo rogou a Deus para que esse espinho, esse tormento, fosse tirado dele, a resposta de Deus foi apenas uma:
“Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’.” 2 Coríntios 12:9a
E novamente vemos a graça de Deus atuando e sendo suficiente. Então, o pastor nos explicou a graça de Deus.
A graça de Deus é suficiente pra nós. Sabe, se nós não tivéssemos nada daquilo que Deus nos deu até aqui, se nós fôssemos miseráveis (o que não somos) e tivéssemos somente ao Senhor Jesus Cristo, estaríamos satisfeitos, porque a graça é aquilo que nos sustenta, e ela é suficiente.
É a graça que não deixa desanimarmos em meio às lutas; é a graça que sustentou os primeiros discípulos, que sofreram e morreram por Cristo; é a graça que sustenta os irmãos que vivem em países perseguidores do Evangelho, que sofrem por amor a Jesus. É a graça que não permitiu e não permite que esses desistam, que nós desistamos, pois a graça é o favor de Deus que nos sustenta todos os dias.
Foi a graça de Deus que permitiu Paulo dizer: sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12-13), pois foi ela que o sustentou em todos esses momentos.
Como diz a canção do Baruk: pra conhecer, você vai ter que provar, porque somente quem provou da graça de Deus um dia sabe o quão importante é a graça, e o quão complexa também. Somos salvos pela graça, porque se não fosse ela, não teríamos sustento para chegarmos até o fim e cumprirmos a carreira. É a graça que nos sustenta.
Portanto, se você quer conhecer mais da graça de Deus, busque isso d’Ele. Ouça as canções que eu citei aqui, e tente refletir sobre isso. Você compreenderá quão maravilhosa ela é.

Deus abençoe!!

Comentários