Aprendendo a Esperar em Deus


Você já fez uma longa viagem, aquelas bem demoradas? Existem momentos em que parece que a gente nunca vai chegar, não é verdade? É interessante pensarmos assim, afinal: se estamos nos movimentando pra aquele destino, sim, uma hora chegaremos. Só que, muitas vezes, por causa da demora da viagem, chegamos a duvidar se chegaremos mesmo.
E se andarmos na rua, focados onde iremos chegar, o caminho parece não ter fim. Você já fez isso? Se não fez, te convido a ter essa experiência: caminhe na rua olhando apenas pra frente, pro seu objetivo; sua caminhada vai parecer sem fim. Porém, se andarmos nos distraindo com as coisas ao nosso redor, com os carros que passam e com as casas pelas quais nós passamos, quando menos esperarmos, chegaremos.
E, sabe, Deus me ensinou que é da mesma forma quando esperamos n’Ele. Se nós esperamos no SENHOR sempre focados no objetivo, e não tirando nossos olhos daquilo... UAU, nossa espera vai parecer infinita. Mas, e se esperarmos vivendo nosso momento atual? Aproveitando o que temos hoje? Nossa espera não será mais tranquila?
Olha, vou dar um exemplo, pra te ajudar a entender.
Imagine que você espera em Deus... hm... para ter um filho. Se você esperar acordando todos os dias esperando notícias novas, esperando que esse seja o grande dia de sua bênção, provavelmente você irá dormir muitas noites frustrado até que chegue o grande momento, e, até que ele chegue, a espera será muito longa.
Agora, e se você esperar em Deus aproveitando seu momento atual? E se, ao invés de você esperar pelo seu filho olhando fixamente pra isso todos os dias, você esperar “aproveitando a viagem”, aproveitando o fato de você não ser pai/mãe ainda e não ter as preocupações que eles têm? Aproveitando seu cônjuge? A espera não vai ser muito mais fácil de ser enfrentada? Aposto que sim.
Deve ser por isso que o salmista nos deixou registrada uma importante lição no Salmo 40.
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” Salmos 40:1
Ele esperou com paciência, não se descabelou, não subiu pelas paredes... apenas apresentou a Deus a sua oração e esperou que a resposta viesse do alto. Deus é fiel e ouve as nossas orações, Ele não nos desampara. Sendo assim, podemos ter a mesma confiança que o salmista teve. Podemos esperar pacientes pela resposta que virá do alto, ela virá no momento apropriado.
Sabe, talvez você não perceba, mas é muito perigoso esperamos impacientes em Deus. Sabe por quê? Porque se fazemos assim, deixamos que a ansiedade tome conta de nossos dias, e tome conta de nossos pensamentos. Quando isso acontece, muitas vezes não sabemos mais esperarmos sem fazer nada, e tentamos fazer o trabalho de Deus, damos uma “mãozinha” pra Deus. Mas, afinal, quem disse que Deus precisa de ajuda? A ansiedade em nossos corações.
Abraão esperava por um filho. Deus lhe havia prometido e ele esperava pelo cumprimento dessa promessa. Certa vez, sua esposa Sara disse para que ele deitasse com sua serva, Agar, assim eles teriam o filho que tanto aguardavam. Mas espera um pouco: será que eles realmente achavam que era assim que Deus iria cumprir sua promessa? Não, eles não achavam, mas quem consegue pensar direito com o coração cheio de ansiedade?
Viu como a ansiedade pode ser prejudicial e pode atrapalhar a nossa espera em Deus? Essa ansiedade, ao invés de fazer com que o que esperamos chegue mais rápido, vai fazer com que demore mais, isso sim. Afinal, não tem como chegar mais rápido, o que deve chegar chegará na hora certa que Deus determinou. Nosso dever é esperar.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1
Se tudo tem seu tempo, o cumprimento da minha promessa tem também. Até lá, tudo o que posso fazer é esperar.
Deus tanto nos quer ensinar sobre esperar sem saber a hora de acabar, que não nos disse o dia e a hora em que Seu Filho irá voltar. O Senhor Jesus Cristo vai voltar, disso sabemos, mas quando, não sabemos. O que fazer? Esperar.
Portanto, espere com paciência em Deus. Não caminhe olhando só pra aquilo que você espera chegar, seja um filho, um namorado, um emprego, um ministério.... Aproveite a viagem, o aprendizado. Faça valer a pena. E o dia do cumprimento da promessa vai começar como um dia comum...

Deus abençoe!!

Comentários