Fé ou Tradição?


Bom, em primeiro lugar, gostaria de destacar que o termo “fé”, utilizado no título deste post, faz referência à fé de crença, fé religiosa; digo, uns seguem a fé evangélica, outros a fé católica, a fé budista, espírita e tantas outras práticas, e exatamente sobre esse assunto que eu quero falar hoje: sobra a sua fé. Você realmente acredita naquilo que você diz seguir como religião?
Você nunca se perguntou por que você segue determinada religião? Nunca se questionou por que você é cristão, sendo que existem outras tantas religiões por aí? Por que você faz isso que te mandaram fazer? Por que tem que ser assim? Por que tem que ser dessa maneira? Será que você não segue esta fé simplesmente por que a sua família segue? O que mantém a sua fé viva?
Hoje eu gostaria que, ao ler este texto, você refletisse seriamente sobre isso e, se você não tem coragem de enfrentar a si mesmo, recomendo que pare por aqui mesmo e volte no blog quando eu colocar outro post, porque este será desafiador. Agora, se lá no fundo do seu coração você está com dúvidas com relação à sua fé, dúvidas que você nunca teve a ousadia de compartilhar com os outros, sua família ou amigos por medo do que do que eles poderiam pensar a teu respeito, bom, nesse caso, recomendo que você leia até o final, porque será libertador!
Jesus foi o cara mais revolucionário que já passou sobre a face da Terra. Enquanto muitos outros que “fundaram religiões” diziam que sabia o caminho para a perfeição, Cristo dizia que Ele mesmo o era. Ele não tinha uma aparência de religiosidade, porque só aparência não leva a nada, mas Ele vivia o que ensinava: o amor. Tanto que morreu, mas não deixou de amar. Cristo é o filho do Deus vivo, o Deus verdadeiro, e não há outro. E é n’Ele que nossa fé deve estar depositada para que ela seja viva.
Muitas pessoas estão indo a igrejas, seguindo protocolos, e nada mais. Então elas falam o que que deve ser falado no momento em que deve ser falado, exatamente como foi pré-determinado por alguém, e não passa disso. Uma prática religiosa que segue como um teatro, com falas decoradas e movimentos pré-ensaiados, que são sempre iguais, dia após dia. Uma fé assim é uma fé morta, e Jesus Cristo quer que nossa fé seja viva e verdadeira.
Mas como ter esta fé viva e verdadeira?
“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” Mateus 16:18
A Igreja que é edificada sobre a Rocha vence até o inferno. Esta é a fé viva e verdadeira. E engana-se quem pensa que a Rocha, a Pedra, é Pedro. O próprio Pedro afirma em sua carta que a pedra é Cristo Jesus, quando ele diz: “E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,” 1 Pedro 2:4. Jesus é a pedra na qual nós devemos edificar a nossa fé.
 Uma fé, uma religião, que é edificada em homens é uma fé morta. Se seguimos os ensinamentos de homens, os dogmas e as tradições que os homens passaram a ter com o passar dos anos, teremos uma fé que, simplesmente, faz o que os outros fizeram, e só. Não tem sentido em si e, por isso, não está viva. Porém, quando a nossa fé é firmada na pessoa de Jesus, através do nosso relacionamento com Ele na oração, que não são palavras repetidas, mas palavras que saem do nosso coração direto pra nossa boca; então a nossa fé será verdadeira e viva.
E como conheceremos a Cristo? Através da Sua palavra, a Bíblia. Jesus mesmo disse que aqueles que ouvem suas palavras e as praticam são como o homem que edificam sua casa sobre a Rocha (Mt 7:24); Suas Palavras são sólidas, elas não mudaram e nem mudarão com o passar dos anos, e por isso nossa fé deve estar firmada nelas.
A fé viva e verdadeira não faz as coisas porque outros fazem também, ou porque seus pais fizeram e sua família faz isso, mas busca fazer aquilo que agrade a Deus, segundo a Sua Palavra, e não segundo ensinamentos dos homens.
Quando vamos e, simplesmente, seguimos o roteiro da cerimônia religiosa, voltamos para casa tão vazios quanto chegamos, você sabe disso. Mas quando vamos fazer o que agrada a Deus, e não aos homens, saímos transbordando, sabe por quê? Porque seguir a tradição dos homens é ser aprisionado, segundo regras e dogmas que não foi Deus que instituiu, mas homens. Paulo já nos adverte disso, quando escreve:
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Colossenses 2:8
Nossa fé deve ser Jesus, em todo o tempo. Não podemos mais andar com as pernas dos outros; não podemos mais sermos “religiosos” porque nossa família o é ou porque é tradicionalmente interessante. Quando a imprensa disponibilizou a impressão e a distribuição de Bíblias, isso foi uma grande conquista, porque hoje podemos, em nossas casa, ler a Palavra de Deus, busca-lo e ouvir Ele mesmo falando com cada um de nós.
Não estou dizendo que você deve deixar de ir à Igreja, de maneira alguma, pois a Bíblia ensina que devemos congregar com nossos irmãos, onde estamos em comunhão e nos reunimos para, juntos, como uma família, adorarmos ao nosso Pai. Porém, devemos ir à Igreja sabendo nosso papel, e não seguindo o que nos foi dito para fazermos, simplesmente.
Hoje, seja ousado e tome essa atitude de coragem: rompa com a tradição dos homens e viva de acordo com a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, e sua fé será da mesma forma viva é eficaz. É esta fé que Jesus espera encontrar em nossos corações.
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários