Entendendo a Reforma Protestante


Dia 31 de Outubro comemoramos o aniversário da Reforma Protestante. Se você não sabia disso, sinto lhe dizer que você tá precisando renovar essa sua pauta aí sobre o assunto, e se você for protestante [cristão evangélico] então já passou da hora de você entender a fundo este assunto, que é fundamental para o fortalecimento da nossa fé.
Bom, a Reforma não nasceu com o intuito de dividir a igreja de Roma em duas, muito pelo contrário, como o próprio nome já deixa claro, a Reforma tinha como intuito reformar os dogmas da Igreja de acordo com a Palavra de Deus, uma renovação teológica e filosófica que mudasse o discurso e as atitudes da igreja. O que, sabemos, que não aconteceu.
O que aconteceu, então, foi o seguinte:
A Reforma foi precedida por vários pregadores, mas aconteceu mesmo com Martinho Lutero (1483-1546)um homem que, desde muito jovem, dedicou-se à vida na igreja. Depois de quase morrer atingido por um raio numa viagem, Lutero decidiu dedicar-se à vida de monge, e assim o fez; sempre dedicou-se a estudar a Palavra de Deus, o que o levou, certa vez, ao seguinte versículo:
“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” Romanos 1:17
O que levou Martinho Lutero a entender que a justificação de nossas almas acontece quando cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, e não por atitudes humanas. Nenhuma penitência que nós façamos pode pagar um pecado sequer nosso, apenas o sacrífico de Jesus é capaz de nos justificar; e somos justificados quando cremos neste sacrífico pra pagar nossos pecados.
Lutero trabalhava pela igreja, mas já não praticava mais o que a igreja pregava, porém, foi em 31 de Outubro de 1517 que Lutero afixou na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que mudaram o mundo. Sua intenção era que essas teses fossem debatidas publicamente, porque esse era o costuma da época, porém, em apenas um mês, elas haviam sido traduzidas pra outros idiomas, chegando até Roma.
A intenção de Martinho Lutero nunca foi a de rebelar-se contra a Igreja para a qual trabalhava, porém, sua atitude não foi vista com bons olhos pelo Vaticano. Ele foi chamado diversas vezes para debates, e até para retratar-se, mas isso ele nunca fez. Em Janeiro de 1521 Lutero foi excomungado, o que o deixou livre para servir a Deus na Igreja do Deus Vivo.
Este é um resumo simples de todo o movimento de Reforma [se alguém quiser ler mais a fundo, recomendo a leitura de “Heróis da Fé”, de Orlando Boyer]. O que precisamos ter em mente, sempre, são as bases da Reforma Protestante: as 5 solas!
Sola file (somente a fé): somos justificados através da fé, pois nada que fizermos de bom será o suficiente para nos justificar. Nossas obras são fruto da nossa justificação, mas não servem para nossa justiça; nossa fé sim, assim como Abraão que creu e isso lhe foi creditado como justiça (Gênesis 15:6).
Sola scriptura (somente a Escritura): a Bíblia é toda inscrita por “os homens santos de Deus” que falaram “inspirados pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:21). Portanto, ela deve ser a única base para nossa prática de fé, pois nela está aquilo que o Senhor revelou aos homens. Nossa fé é baseada na Palavra de Deus e não em tradições de homens.
Solus Christus (Somente Cristo): somente e apenas Cristo é o mediador entre Deus e os homens. Nosso acesso ao trono do Pai se dá somente graças ao sacrifício de Cristo Jesus por nós, que é o único Caminho, a única Verdade e Vida. Somente pelo nome de Jesus somos salvos, e “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12).
Sola gratia (somente a graça): a salvação dos homens é pela graça de Deus, ou seja, nenhum homem, seja quem for, é merecedor, mas Deus gratuitamente oferece a salvação para todo aquele que crer em seu nome. “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8-9).
Soli Deo gloria (glória somente a Deus): o Deus que nos oferece a salvação pela graça, nos justifica pela fé em Cristo Jesus e gera essa fé em nossos corações pelo Espírito Santo, esse Deus merece toda a glória. Nenhum homem ou qualquer outra coisa deve tomar o lugar e a glória de Deus em nossas vidas. “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” Isaías 42:8
As solas da Reforma Protestante mudaram o mundo e proporcionaram a luz da Palavra de Deus em meio a uma era de trevas, e é exatamente esse o nosso chamado: ser luz. Cristo nos chamou para refletirmos a Sua luz no mundo, Sua Palavra, Seus ensinamentos e, mais do que nunca, o Seu amor.
Hoje, como Igreja viva, precisamos reavivar esses ensinamentos em nossos corações, e dividi-los com os que ainda não conhecem. A Palavra de Deus é a luz que clareia nosso andar e todo aquele que vive longe dela, vive na escuridão.
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários

  1. Palavras esclarecedoras. Pra quem nao conhece a nossa "historia" esta aqui um bom texto pra começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pra começar, porque há muito mais pra ser estudado sobre esse assunto. :)

      Excluir

Postar um comentário