Ajudando a fazer sua lista de Ano Novo


2016 já acabou, já estamos no final da primeira semana do novo ano, e mesmo assim creio que algumas pessoas ainda não tenham feito aquela famosinha lista de coisas a serem conquistadas em 2017 [alguns até nem pretendam fazer mesmo]. Porém, o que eu vou falar aqui creio que te encorajará a fazer sim a sua listinha e, mais que fazer lista e guardar ela numa gaveta, te incentivará a acompanhar essa lista ao longo do ano.
Mas, diferente daquelas famosas listas cheias de promessas tentadas todos os anos e não conseguidas em nenhum [tipo emagrecer, parar de comer isso, comprar um carro novo, etc...] a nossa listinha, na verdade, vai ser um apanhadão de achados e perdidos. O que eu quero é que nós analisemos nossa vida, tudo o que nos aconteceu em 2016, e vejamos o que podemos tirar de bom, o que devemos nos livrar e o que ainda precisamos melhorar em nós mesmos para vivermos uma vida que agrada o coração de Deus.
Eu vi muita gente reclamando desse ano que passou, dizendo que foi um ano muito difícil e que aconteceram muitas lutas esse ano. Acontece que é muito comum que nossa vida acumule coisas negativas devido às lutas e dificuldades que passamos; por exemplo, é comum que haja ressentimento caso tenhamos sofrido traição, ou ingratidão [que pra mim são quase a mesma coisa].
Porém, nós, filhos de Deus, não fomos chamados para andarmos com o coração cheio de ressentimento, raiva ou desilusão; a vontade de Deus é que nós andemos em novidade de vida. Isso não significa que não iremos passar por situações ruins, de maneira alguma, o chamado do cristão não é o de não sofrer, mas é o ser curado das dores, e ser usado para curar outros. Ainda que passemos por traições ou dores nesta vida, precisamos deixar que o Espírito Santo de Deus nos purifique, e isto é novidade de vida.
Além disso, precisamos permitir que o Espírito trabalhe em nossas vidas não apenas as coisas ruins que podemos ter adquirido ao longo das dificuldades em nossas vidas, mas também as falhas que temos como pessoas, falhas essas que nos impedem de vivermos uma vida que seja agradável ao SENHOR.
Isso tudo é o precisamos colocar como perdas em 2017 na nossa listinha. Que nesse novo ano, percamos os ressentimentos, raivas, mágoas; que percamos as nossas falhas, nosso desejo de fofocar, de falar palavras que não convém estar em nossa boca; que percamos o interesse pelos prazeres pecaminosos... que permitamos que o Espírito Santo nos trabalhe em todas essas áreas, para que vivamos uma vida melhor.
E, claro, que possamos encontrar todas as coisas boas que possam estar longes de nós hoje, para que estejam em nós dia 31 de dezembro, quando 2017 terminar. Que possamos achar o perdão para aquele que nos feriu tão gravemente; que andemos em santidade, em humildade; que nosso coração seja manso para seguir a direção do Senhor.
“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” Colossenses 3:8-10
Gostaria que você, que está lendo este texto, realmente fizesse uma lista de tudo o que você precisa achar e perder em 2017; seja sincero consigo mesmo e coloque no papel somente a verdade. Depois disso, ore ao Espírito Santo e peça que Ele te guie e te auxilie para que você possa se livrar das coisa ruins e possa substituí-las por coisas boas. Você conseguirá somente com a ajuda do Espírito Santo.
Mas, por favor, creia nisto que você for fazer. Não faça esta lista e pare de orar na primeira semana, ou em Fevereiro. Mas permaneça buscando durante todo o ano e, quando chegar 31 de dezembro, consulte sua lista. Veja o que você conseguiu, o que ainda precisa insistir, e refaça a lista, acrescentando itens novos e mantendo os necessários.
Seja disciplinado. Faça isso com dedicação e este ano poderá ser um ótimo ano para você!
Abraço, Deus abençoe você!

Denian Martins

Comentários