Não busque resultados por amar a Deus


Já faz algumas semanas que tenho meditado a respeito do assunto deste post, na verdade, desde que eu estive passando por um treinamento no meu serviço. Logo no primeiro dia de treinamento, o palestrante nos fez uma pergunta. A mesma pergunta que ele fez a todos nós em público, eu te pergunto no privado e você tem a vantagem de responder sinceramente sem medo de errar. A pergunta é: se você fosse chefe de uma equipe, como você recompensaria os seus subordinados? Pelo esforço deles ou pelo resultado que eles lhes dão?
Pense alguns segundos a respeito e responda sinceramente, sem medo de errar; só então prossiga lendo o texto.
É muito bonito pensarmos que devemos recompensar nossos colaboradores pelo esforço deles, afinal, pressupõe-se que quem se esforçou mais receberá mais recompensa e quem não se esforçou não receberá nada, não é mesmo? Mas o fato é que eu acredito que poucos de nós realmente daríamos um prêmio a alguém por terem nadado e morrido na praia, sabe por quê? Porque quase sempre estamos interessados nos resultados!
Não entendeu? Vou dar um exemplo: você está num restaurante e não gosta da comida servida, você vai voltar a comer nesse lugar novamente? Provavelmente não, né? Afinal, embora os cozinheiros e a equipe de garçons possam ser pessoas empenhadas, o resultado de seu trabalho não merece recompensa. O mesmo acontece se compro um produto que não me oferece o que desejo; não voltarei a compra-lo, não me dá o resultado que eu quero.
Isso é muito comum em relações comerciais, mas o problema está quando buscamos resultados em nossos relacionamentos pessoais. Temos visto de tantos divórcios e tantos conflitos entre pais e filhos exatamente porque tais relacionamentos estão tendo sido pautados no resultado que podem dar a uma ou ambas as partes. Assim, se minha esposa não me der o resultado que quero dela, me separo; se meu filho ou meu pai não for ou não me der o que eu quero, então eu corto relações. Meus irmãos, não deve ser assim no meio do povo de Deus!
Além disso, temos visto de muitos que se dizem filhos de Deus, mas buscam do Pai apenas as mãos e não o rosto. Querem relacionar-se com Deus pautados naquilo que vão ter de lucrativo nisso, e por isso pecam. Nosso relacionamento com Deus não deve ser pautado em resultados, não devemos buscar ao SENHOR pelo que Ele pode nos dar e nos fazer, mas por Quem Ele é.
Veja, por exemplo, o que Habacuque pode nos ensinar a respeito disso:
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:17,18
Ainda que eu não alcance de Deus os resultados que espero, ainda que Ele venha a faltar até com o que é essencial para que eu sobreviva, ainda assim O amarei a ponto de estar feliz com Ele. Por quê? Porque estou com Ele não pelo que vou ganhar disso, mas pelo fato de amá-Lo acima de todas as coisas.
Sabe, existem pessoas que buscam a Deus apenas atrás de bênçãos, mas existem muitos que não são interesseiros e, mesmo sobre estes, Deus (muitas vezes) permite que venham ondas tão grandes que parecem que suas vidas vão naufragar. Mas o que essas pessoas e nós precisamos lembrar sempre é que o Senhor Jesus está conosco em todas as circunstâncias, e que devemos estar com Ele em todas as circunstâncias também.
Não devemos deixar a Deus se os resultados de nosso amor a Ele forem diferentes do que esperamos, mas devemos ser como o apóstolo Paulo que, mesmo sendo fiel, passou por adversidades imensas, mas chegou a uma poderosa conclusão ao final de tudo:
“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13
Que nosso amor a Deus não seja material, superficial e frio, mas seja o amor verdadeiro de filhos que querem ser como o Pai, que querem encontra-Lo todos os dias e agradá-Lo com suas vidas, independente das adversidades que o mundo possa nos trazer.
Um forte abraço do cronista; não pense que não oro por você!
Que Deus te abençoe!

Denian Martins

Comentários


  1. Muito bom! gostei bastante do seu conteúdo. E gostaria de saber se vc teria interesse em fazer parceria comigo. blog ( refugiodospregadores.blogspot.com )
    caso queira fica ai meu e-mail para contato, brcristao10@gmail.com
    Fico aguardando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado, fico feliz, mas me pergunto se os tipos de texto que escrevo encaixam-se dentro do padrão de pregação. Se sim, creio que poderemos firmar uma parceria sim!
      Fico esperando seu contato. Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário