Pare de viver competindo, a vida não é assim


Você já reparou que nós, seres humanos, estamos sempre competindo? Sempre queremos ter não apenas o carro do ano como o carro melhor que o do nosso vizinho. Queremos ter a melhor casa e a melhor aparência como se a vida fosse uma corrida olímpica, e nós tivéssemos sempre batalhando pra estarmos à frente de nossos adversários. Quão perigoso é viver assim!
Em primeiro lugar, é perigoso exatamente porque começamos enxergar o nosso próximo como adversário, como um rival que temos que vencer na batalha da vida, e aí está o segundo erro. Que a vida é uma batalha ninguém há de discordar, mas não é uma batalha com o outro, mas sim com ela própria. Lutamos pela vida e na vida, e não contra os outros que também estão desfrutando dela. A vida não é uma corrida e nossos parceiros não são nossos adversários.
Mas creio que este senso de disputa faça parte da natureza humana. Não é de se espantar, então, que houvesse esta rincha entre os próprios discípulos de Cristo para que eles descobrissem qual deles era o maior; até mesmo a mãe de dois deles chegou a procurar o Senhor Jesus e pedir que Ele a garantisse lugares altos em Seu Reino para seus filhos (Mateus 20:20). Olha aí o senso de disputa novamente.
Certa vez, pouco antes de ascender aos céus, o Senhor Jesus falava a Pedro a respeito de seu destino e de sua morte, que glorificariam o nome do Pai; foi quando Pedro, ao ver o apóstolo João, perguntou a respeito do destino deste ao Senhor. Era como se ele perguntasse: “Senhor, eu vou sofrer, e este aqui? Vai sofrer mais que eu, né?” A resposta de Jesus não foi exatamente o que Pedro esperava ouvir:
"Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você". João 21:22
Há um grande segredo revelado aqui neste versículo e muitas vezes nós o ignoramos. A caminhada de Pedro e de João eram caminhadas diferentes, e por quê? Porque Deus quer assim. É Deus quem escreve a nossa história, é Ele quem traça nossos caminhos [embora eu não creia exatamente que simplesmente cumprimos um roteiro já definido]. O fato é que, pense comigo, como podemos competir com alguém que corre uma rota diferente da minha? Como pode um motorista da Fórmula 1 querer ganhar de um corredor da São Silvestre?!
Sabe o que não levamos em conta quando competimos loucamente nossas vidas com a vida de outra pessoa? Não levamos em conta que cada pessoa tem uma história diferente para escrever e viver, diferente da nossa, dessa forma, não tem sentido competirmos pra termos a melhor vida que outra pessoa, quando a outra pessoa terá, necessariamente, uma vida com caminhos diferentes dos meus. Entende?
Achei bem interessante quando li na história de Israel que Deus os conduzia pelo deserto a ponto de livrá-los de guerras por saber que eles não estavam preparados ainda para batalharem (Êxodo 13:17). Sabe, isso mostra que Deus estava pessoalmente envolvido com a trajetória do povo de Israel no deserto, e assim o SENHOR está pessoalmente envolvido na nossa trajetória neste deserto espiritual, enquanto caminhamos para a nossa Terra Prometida nos céus.
Deus está traçando uma trajetória pra você nesta vida, e ela é diferente da trajetória dos que estão ao teu redor, entende agora o porquê de ser tolice competirmos com os outros? E se Deus quer levar os outros a destinos diferentes dos nossos, o que nos importa? Como disse o Senhor Jesus, o que importa é que O sigamos.
Portanto, pare de pensar que há algo errado com a sua vida porque outros estão namorando enquanto você ainda espera a pessoa certa; pare de pensar que a vida do outro é uma beleza só porque ele é mais bem sucedido financeiramente, você não sabe as batalhas que o outro teve que enfrentar para chegar onde está; pare de querer competir sua vida como se estivesse numa corrida olímpica, você não está. E lembre-se sempre que, se você entregou a sua vida para que Deus a conduza, então é Ele quem está traçando sua rota e, no final das contas, as coisas vão acontecer como devem acontecer.
Os caminhos de Deus são maiores que os nossos, e os Seus planos para nosso futuro são de paz, são bons, agradáveis e perfeitos. Ele tem coisas boas pra nós que não são necessariamente as mesmas coisas que Ele tem para os outros, mas saiba Ele sabe o que é o melhor para cada um de nós.
Espero que nós possamos confiar mais, ser mais gratos e vivemos olhando menos o que o outro tem. Assim, além de O agradarmos, seremos mais felizes.
Um forte abraço do cronista; não pense que não oro por você!
Que Deus te abençoe!

Denian Martins

Comentários