O que significa estar no "centro da vontade de Deus"?



E aí, leitores do blog? Tudo bem com vocês? Vocês nunca se questionaram o que significa estar no centro da vontade de Deus? Acho que sim, né? E se talvez alguns de nós não tenham buscado esse significado, aposto que todos nós já tenhamos nos perguntado se realmente estamos nesse “lugar” em nossas vidas? Nunca houve um momento em que você parou e refletiu: será que a minha vida está no Centro da vontade de Deus [se você nunca se fez essa pergunta, repense sua vida como servo de Deus]?
O fato é que nós queremos estar no centro da vontade de Deus porque, automaticamente, pensamos que este lugar será um lugar de alegrias e vitórias incessantes, não é mesmo? Afinal de contas, sempre que alguma coisa sai do eixo, qual é o primeiro pensamento que vem à nossa mente? “Devo estar fazendo algo de errado”. Admita: você pensa assim, e quão pequeno é esse tipo de pensamento.
Mas, e se eu te dissesse que estar no centro da vontade de Deus nem sempre é estar na vitória? E se eu te dissesse que, às vezes, a vontade do SENHOR para nós é que passemos por derrotas, você acreditaria em mim? Você ainda buscaria estar nesse lugar? Pois, querendo você ou não, isto é verdade e estar no centro da vontade de Deus nem sempre estar na vitória.
Calma, meu amigo leitor, você não precisa começar a repreender essa palavra, e nem precisa se desesperar. Na verdade, saber disso não serve para nos desanimar ou abater, mas para nos trazer alívio e descanso em Deus, sabe por quê? Porque é mil vezes melhor estar no fracasso e agradar a Deus do que ter sucesso e desapontá-Lo, e, se os fracassos da nossa vida fazem parte do plano e da vontade do SENHOR, então não somos fracassados, porque estamos exatamente onde Ele quer que estejamos. Conseguiu entender?
Existe um versículo que fala sobre isso, mas que, quando tirado do contexto, nos faz entendermos exatamente o contrário.
“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Romanos 8:37
Em todas essas coisas somos mais que vencedores. Ora, de que coisas o apóstolo Paulo está falando? Os versículos anteriores nos mostram:
“Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: ‘Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Romanos 8:33-37
Aqui, Paulo fala a respeito de várias coisas. Acusação, condenação, tribulação, angústia, perseguição, fome, etc... Coisas que, quando analisadas do parâmetro humano, são fracassos. Ninguém se sente vencedor perante uma falsa condenação, ou em perigo, mas o que Paulo nos fala é que nessas coisas somos mais que vencedores.
Agora, o segredo está em entender que você não é mais que vencedor quando passa por coisas assim, você é mais que vencedor enquanto passa por essas coisas se esta for a vontade de Deus, porque esta é a vontade de D’Ele para ti e você estará a cumprindo.
Então entendemos que estar no centro da vontade de Deus nem sempre significa ter sucesso. Lembre-se de José, era da vontade de Deus que ele estivesse no fundo do poço; era da vontade de Deus que Paulo passasse pela enorme tempestade descrita em Atos 27 e, o maior sucesso que eles poderiam ter em vida era estar nesses “fracassos”.
Mas é preciso discernirmos uma coisa: nem todo sofrimento é da vontade de Deus. Quando nos afastamos de Seu amor, nos rebelamos contra Ele e tomamos atitudes assim, nos tiramos do Seu propósito e, então, nosso sofrimento não será parte da Sua vontade, mas consequência das nossas próprias escolhas.
Eu sei, não é uma verdade fácil de lidar, mas quando compreendemos isso, então podemos descansar em Deus. Sim, podemos descansar, porque se os nossos fracassos fazem parte de Seus planos, então não saímos do propósito e Ele está cuidando de tudo. E tem mais, nem somente de fracasso é feita a vontade de Deus, esses são momentos específicos em que Ele usa para nos quebrantar e preparar, uma hora sairemos desse fundo de poço. Uau, que bênção, né?!
Eu não sei por qual situação você tem passado ultimamente, mas creio que Deus é poderoso para te fazer ler este texto e compreender que mesmo nossas derrotas podem fazer parte de Seu plano. Existe um lugar no centro da vontade de Deus para cada um de nós e, mesmo que seja um lugar de aparente derrota, e mesmo que outros não compreendam, é exatamente ali que devemos estar, contentes por fazermos a vontade do Pai.
Vou deixar embaixo uma canção pra te inspirar. Se você está fazendo a vontade de Deus e, mesmo assim, tem colhido certos “fracassos”. Se alegre em Deus, Ele sabe de todas as coisas e você é um valente do SENHOR que tem estado no Centro de Sua vontade.

Existe um lugar, Senhor
No centro da Tua vontade
Existe um lugar, eu sei
Feito só pra mim

É neste lugar
Que eu desejo estar, Senhor
É neste lugar
Que eu quero habitar, Senhor
É neste lugar
Que eu posso descansar
É neste lugar
No centro da Tua vontade

Sei que muitos vão dizer que há outro lugar melhor
Sei que muitos vão pensar que eu enlouqueci
Mas não há lugar de honra maior que o Teu altar
Tomo minha cruz, e sigo a Ti, Jesus
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!
Denian Martini

Comentários

  1. Muito lindo tudo isso. Quero fazer uma pergunta, não se ofenda, mas você acredita no que escreveu?

    Eu te amo 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário