Caminhar de olhos vendados (isso é fé)



E aí, leitores do blog? Como vocês estão? Tem se tornado corriqueiro aqui no blog eu escrever um texto e, uma semana depois, eu aparecer com um tipo de continuação daquilo que escrevi na semana anterior. Olha, eu digo pra vocês de todo coração que não faço isso de propósito, na verdade eu tento até mesmo escapar e escrever outra coisa, mas no final das contas acabo me rendendo, afinal, eu não posso deixar de escrever a respeito daquilo que Deus tem falado em meu coração, não é mesmo?
E essa semana eu voltou a ministrar em meu coração a respeito de como eu devo ver as coisas, no caso, como eu devo enxergar a mim mesmo. Semana atrás eu tive a oportunidade de pregar a respeito disso em minha Igreja, mas ainda assim Deus falou algo diferente ao meu coração, isso tudo através do exemplo de Abraão.
Quando Deus chamou o pai da fé, ele ainda tinha o nome de Abrão. E, corajosamente, ele tomou o passo de fé e seguiu para a terra que o SENHOR lhe havia ordenado ir, trazendo consigo sua esposa e servos e seu sobrinho Ló. Acontece que Ló e Abrão tinham muitas propriedades e animais, e seus servos começaram a ter problemas, quando os dois decidiram se separar, esse trecho está narrado no primeiro livro da Bíblia, em Gênesis 13, a partir do versículo 7.
Para separarem-se, Abraão deixou que o sobrinho decidisse para qual lado iria, que ele iria para o oposto, e Ló, como não era bobo nem nada, decidiu ir para o lado que era mais bonito, cheio de pastos para o seu gado, deixando o tio Abrão com o que restava. Podemos dizer que Ló andou por vista, caminhando por onde ele tinha a certeza de que era bom pelo que ele via, enquanto Abrão, mais uma vez, era obrigado a caminhar pela fé, por onde ele cria que era bom, embora não visse isso com os próprios olhos.
Consequências dessas escolhas: Ló foi morar pelo lado mais pecaminoso que existia, onde ocorreu uma guerra e ele foi levado escravo, sendo salvo somente pelo tio Abrão. Mais tarde, quando o SENHOR decidiu destruir a Sodoma e Gomorra, Ló saiu de lá sem mais nada além das duas filhas, que nos versículos seguintes mostram terem aprendido os erros pecaminosos dos cidadãos daquele lugar.
O cara chegou lá chegou no lugar cheio de servos e bens, e saiu de lá miserável, nem a sua família estava completa. Triste né? Basicamente o mesmo que aconteceu com Noemi, sogra de Rute. Deixou Israel com sua família para habitar em terra estranha, e quando ela voltou, tudo o que tinha era uma nora que, gentil e amorosamente, se apegou a ela. A própria Noemi chega a dizer em Rute 1:21 que ela saiu rica e voltou pobre, sem nada.
Muito trágico, você não acha? Tudo isso pode ensinar-nos uma simples lição, que cabe num pequeno versículo que aprendi a decorar nos últimos dias:
“(Porque andamos por fé, e não por vista).” 2 Coríntios 5:7
Andar pelo que vemos significa andamos confortáveis, seguindo à nossa natureza, porém, nosso chamado é exatamente o contrário: negarmos à nossa natureza, que é pecaminosa, e seguirmos a Deus, e isso só é possível através da fé!
Você não foi chamado para viver nesse mundo aparentemente confortável, mas você foi chamado para viver pela fé e, se é pela fé que você vai viver, você foi chamado para fazer o que é certo, mesmo quando aparentemente as coisas parecem não fazer sentido algum, porque quando o assunto é fé, o que vemos não significa nada.
Lembra quando eu disse, na semana passada, que devemos enxergar tudo com boa perspectiva, mesmo quando não entendemos? Fica mais fácil vivermos assim quando entenderemos que andamos pela fé, e não pelo que vemos. Queria poder fazer vocês entenderem isso exatamente como faz sentido dentro da minha cabeça, rs.
Imagine como Abraão se sentiu ao ficar com a pior parte das terras? Imagine como se sentiram Ló e Noemi ao escolherem um lugar aparentemente melhor? Agora, lembre-se de que, no final das condas, Ló e Noemi perderam tudo, e saiba que é exatamente disso que o SENHOR quer nos proteger quando nos faz andar por caminhos que, aos nossos olhos, parecem ser os piores. Hoje parecem caminhos ruins, mas amanhã ou depois nós veremos que foi a melhor escolha.
Não estranhe se você faz tudo corretamente e, mesmo assim, as coisas parecem sempre estar erradas. Na verdade, se isto tem acontecido com você, dê pulos de um metro de alegria, porque você está vivendo pela fé, acreditando mesmo quando tudo leva a não acreditar. Agora, se todos os seus prazeres estão sendo satisfeitos, mesmo você aparentemente estar numa Igreja, então questione se os caminhos que você tem trilhado são realmente os caminhos do Rei.
Porque aqueles que deram suas vidas para que Cristo guie têm que aprender a andar sem enxergar o caminho; têm que aprender a primeiro darem o passo, para que somente depois Cristo providencie o chão. Isso se chama: fé!
Um forte abraço!
Que Deus te abençoe!
Denian Martini, o cronista.

Comentários