Olhar pra trás


“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o Reino de Deus” Lucas 9:62

Na época em que o Senhor Jesus viveu, Ele chamou muita atenção, porque fazia milagres grandiosos e perdoava os pecadores, coisa que somente Deus pode fazer. Ele assim fazia porque é Deus poderoso, e ajuda os que clamam [com sinceridade] o Seu nome.

Desta forma, muitos queriam segui-Lo, mas nem todos queriam realmente segui-Lo. Muitos queriam estar ao Seu lado, queriam ser telespectadores de milagres, queriam dizer aos seus amigos que conheciam o “famoso” Jesus; muitos tinham vários interesses “seguindo” o Senhor Jesus, mas não queriam realmente segui-Lo.

Nesse texto da Bíblia, antes deste versículo você verá exemplos de pessoas que não estavam dispostas a seguir literalmente o Senhor Jesus. E depois destes exemplos, Ele dá o grande segredo daqueles que querem e vão seguir os passos do Mestre: não olhar para trás.

Quer saber o porquê? Primeiro o Senhor Jesus diz: “ninguém que lança mão do arado”. Quando Ele diz isso, está falando daqueles que O seguem de verdade, porque seguir o Senhor Jesus significa lançar mão do arado. Lançar mão do arado é deixar a sua vida antiga. Seguir o Senhor Jesus significa deixar todas as suas vontades para fazer as vontades que são d’Ele, significa acatar as ordens do Altíssimo, mesmo que estas sejam difíceis de serem realizadas.

Isso é seguir o Senhor Jesus, e é exatamente por isso que muitas pessoas não querem segui-Lo, porque não querem deixar suas próprias vontades, não querem fazer nada que não seja para proveito próprio, mas querem só fazer aquilo que é agradável aos próprios olhos, que é mais fácil de ser realizado, que cumpre interesses próprios e egoístas.

E, depois disso, o Senhor Jesus diz: “e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus”. O que significa “olhar para trás” neste contexto? Será que nós devemos andar todos os dias pelas ruas sem olhar para trás, literalmente?

É claro que o Senhor Jesus não falou nada no sentido literal da palavra, aqui, “olhar para trás” não significa olhar realmente para trás, mas significa arrepender-se. Somente quem se arrepende olha para trás, porque tem saudades do que passou, Afinal, quando nos referimos do passado, não usamos a expressão “ficou pra trás”? Olhar pra trás, então, arrepender-se do presente e querer viver o passado novamente.

Por qual motivo a mulher de Ló virou uma estátua de sal, quando saia de Sodoma e Gomorra? Não foi porque, simplesmente, olhou para trás, mas porque estava com saudades daquelas cidades, do pecado e dos erros que os daquelas cidades cometiam. Ela não olhou para trás de curiosidade, mas de arrependimento.

E este é o grande segredo daqueles que seguem a Deus: não se arrependem de fazer a vontade do SENHOR. Podem até falar em arrependimento quando passam por momentos de raiva, mas no coração têm a certeza de que o melhor foi seguir ao Senhor Jesus. O arrependimento deve ser apenas o de pecado (I Jo 1:09), quando pecamos e nos arrependemos, não deve ser o de seguir a Luz do Mundo.

Quando Deus chamou Eliseu para o ministério, a primeira coisa que ele fez foi desligar-se de todo o seu passado, de tudo aquilo que o prendia à sua vida antes do chamado. Antes de ser chamado, ele plantava, mas quando Deus o chamou, ele destruiu os instrumentos que utilizava, matou os animais que o ajudavam e despediu-se.

Você sabe o porquê desta atitude de Eliseu? Porque, se algum dia ele tentasse voltar à sua vida antiga e deixar o chamado, ele não teria como. E nós devemos ser assim também, deixar para trás a nossa vida de pecadores, e não nos arrependermos de seguir o Senhor Jesus, mas nos arrependermos dos nossos pecados.

Somente aqueles que seguem de verdade o Senhor Jesus, é apto para entrar no Reino de Deus e viver o Reino de Deus, que não é comida e nem bebida, mas “justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” Romanos 14:17b.

Gostaria de reforçar aqui que o errado não se arrepender, mas o errado é se arrepender de fazer a vontade de Deus, de seguir o Senhor Jesus. Este é o erro. Podemos nos arrepender de fazer muitas coisas, mas não de trabalharmos em favor do Reino de Deus.

Termino aqui com um versículo para motivá-lo a seguir o Senhor Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha Palavra, nunca verá a morte” João 8:51.

Você está disposto a seguir ao Rei Jesus?
Deu abençoe!!

Comentários