Desafio: ouvir a Deus!

Deus sempre quer falar com o Seu povo. Deus é Deus de perto, e não gosta de estar e silêncio com os Seus filhos. Na verdade, Ele nunca quer estar em silêncio, pois se há um silêncio de Deus, há falta de profecias, e... “não havendo profecia, o povo perece” Provérbios 29:18. Dessa forma, o SENHOR ama falar e ser ouvido pelos Seus.

E Deus, que é infinito em poder e força, tem diversas maneiras de falar com o Seu povo: Ele pode falar através de uma canção, através de uma mensagem que está sendo ministrada, Ele pode falar através de um irmão, até mesmo através de um animal (Números 22:28), e Deus pode falar através da Palavra que Ele deixou para nós: a Bíblia.

Muitas vezes questionamos a Deus, dizendo que Ele não fala conosco, que estamos abandonados, e tantas outras bobeiras [que nem deveriam passar pela nossa mente], porém, pergunto: quantas vezes nós lemos a Bíblia ao dia? E como lemos: correndo apressadamente, para cumprir uma obrigação, ou parando e meditando?

Se perguntasse quantas vezes entramos na internet, ou mechemos no celular, seriam muitas as vezes, mas e ler a Bíblia? Um pouco de tempo pra trabalhar, um pouco pra comer, ou pouco pra se distrair com TV, celular, internet, etc... outra tanto pra estudar, namorar, cumprir os deveres de casa.... Um... mais um dia passou, não deu tempo de ler a Bíblia... Ah, amanhã eu leio.

Todos os dias eu procuro ler a Bíblia, mas o Espírito Santo mostrou-me que eu lia correndo, cumprindo uma obrigação, e, muitas vezes, nem prestava atenção naquilo que estava lendo. Então, Ele chamou-me a atenção, e comecei a ler com maior meditação, mas passou um pouco de tempo e lá estava eu, lendo apressadamente. Será que não tenho tempo suficiente ao dia para tirar e meditar na Palavra do SENHOR?

E não é apenas isso, Deus mostrou-me algo maior. Imagine comigo: quando conversamos com alguém, não paramos a qualquer hora do dia para conversar, deve haver uma pré-disposição dos dois, para que o assunto aconteça, não é mesmo? Pois com Deus é da mesma maneira.

Eu não posso, simplesmente, a qualquer hora do dia, parar para ler a Bíblia, eu devo ler no momento em que Deus quer falar comigo. Então eu percebi que, muitas vezes Deus me chamava para ler a Bíblia, mas estava passando um filme tão bom, ou na internet era to legal que eu deixava de lado, só ia ler depois, quando não havia mais nada para fazer.

E pergunto novamente: será que Deus queria falar? Pode parecer meio radical, ou duro demais, mas no mundo espiritual tudo acontece no tempo de Deus, não no meu. Se eu quero ouvir a Deus, devo ouvi-Lo quando ele quiser falar, não quando eu [simplesmente] quiser ouvir.

Não são lições fáceis de serem aprendidas, mas com o tempo, se eu me dedicar, sei que aprenderei e poderei ouvir mais a voz de Deus, pois sei que o Senhor Jesus Cristo sempre que falar, nós é que precisamos querer ouvir Sua doce voz.

E, então, lanço um desafio para você: um novo ano está para começar. Existem aqueles que fazem listas de metas para cumprirem neste novo ano e, se você é um desses, porque você não coloca em sua lista “ler a Bíblia toda em um ano”? Agora, se você é daqueles que não fazem listas [como eu], pode ler a Bíblia toda mesmo assim. Basta programar-se, e praticar.

Antes de qualquer questionamento que possa vir, digo: por que não? Não importa sua religião, ou o lugar onde você more, se você tem acesso à Palavra de Deus, por que omitir-se em lê-la? Sempre antes de ler, faça uma oração pedindo a Deus para falar contigo e derramar Sua sabedoria sobre você, e você ouvirá a voz de Deus.

Portanto, caro leitor, o desafio foi feito e, espero que no fim de 2012, eu possa receber um resposta sua, dizendo que terminou de ler toda a Bíblia, e que Deus falou contigo, pois se você se esforçar e buscar na Palavra do SENHOR, Ele lhe responderá, pode ter plena certeza.


“E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Jeremias 29:13

Deus abençoe!!

Comentários