Maior

A fé é muito importante. Incomparável, ela leva os homens a fazerem coisas que jamais fariam, se não tivessem fé. Você já parou para pensar nisso? Se os homens que estão na Bíblia não tivessem fé, nem estaríamos aqui, pois toda esta linda história foi escrita com a participação da fé.

Pela fé o mar se abriu, para que mais de dois milhões de pessoas pudessem passar a seco, e, além disso, esses mesmos dois milhões viram seus inimigos sendo destruídos pelo caminho que eles passaram. Não é esplendoroso?! Imagine as muralhas de água em volta do povo, que passava pelo meio do mar a seco. É preciso fé para crer também.

Pela fé Davi enfrentou e, não apenas enfrentou como venceu, Golias, que era um gigante. Sim, pela fé. Pela fé o rei Josafá dispôs na frente do exército os cantores, e venceu a guerra sem mesmo lutar nela. Encontramos tantos feitos poderosos que ocorreram pela fé, que eu gastaria todo este post para numerá-los. Haveria algo maior que a fé?

E as esperança. O que falar da esperança, ela que nos mantêm de pé, mesmo depois de muito tempo de espera. A esperança estava no coração de Abraão, a fé e a esperança, e, por isso, ele alcançou o cumprimento da promessa que fora feita; embora ele não tenha visto os milhares que nasceram de sua descendência, a promessa cumpriu-se.

Em momentos de dor e impaciência, o que acalma os nossos corações é a esperança, que provém de Deus. Com certeza, sem a esperança não estaríamos aqui também, pois a esperança que manteve José naquela prisão. A esperança e a fé de que o seu sonho se cumpriria. Quando estamos desanimados, recordamos as bênçãos que o SENHOR já fez em nossas vidas, e renovamos a esperança.

Na verdade, posso dizer que fé e esperança andam juntas. A esperança anima a fé, a fé anima a esperança, e, dessa forma, prosseguimos, acalmados na esperança que Deus dá aos nossos corações, e firmes na fé que nos faz prosseguir para o sobrenatural. Haveria algo maior que a esperança?

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” I Coríntios 13:13

Maior que a fé e a esperança é o amor. O amor, por que o amor, se a fé move montanhas? Por que o amor, se a esperança sustenta os desanimados? Por que o amor é o maior? A fé já operou tantos prodígios, a esperança já animou tantos corações, mas o amor é o maior?

É muito simples. A fé move montanhas, mas o amor move o coração de Deus; a esperança sustenta os fracos, mas o amor é a essência de Deus. Deus não precisa de fé, e nem de esperança, pois estes são sentimentos humanos, mas o amor é o sentimento que o Deus vivo compartilhou conosco, suas criaturas.

Na verdade, Abraão esperou paciente na fé, crendo contra a própria esperança, e esta sustentou sim José e tantos outros, mas foi o amor que trouxe o Senhor Jesus Cristo a esta Terra, para morrer por nós. Ele veio porque nos ama. Realmente, se não fosse o amor, não estaríamos aqui.

A fé nos faz crer, e realizamos muitos prodígios físicos; a esperança nos sustenta, e com ela alcançamos vitórias pessoais, mas o amor sai do nosso interior e toca o nosso próximo, pois amor é mais que um sentimento, é uma ação. Verdadeiramente, o amor é maior que a fé e a esperança.

E este é o amor que devemos viver todos os dias. O amor que nos faz agir, que transcende os nossos corações, e faz com que tomemos atitudes que o expressem; o amor que é verdadeiro, que tudo sofre, crê, espera e suporta; que não tem prazer com injustiça, mas com a verdade; que não se ensoberbece, nem é invejoso;  que não busca seus interesses, nem se irrita.

Que possamos viver o amor, o verdadeiro amor, o amor que o Senhor Jesus Cristo viveu, que vem dos céus, o amor que é maior; maior que a fé e a esperança; maior que as nossas vontades; maior que a nossa carência e necessidade; maior que o nosso egoísmo; maior que o nosso conforto. O Amor, sim, o Amor!

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” I João 4:09

Deus abençoe!!

Comentários