A quem temerei?


É interessante como Deus sempre tem a nos ensinar. Mesmo quando pensamos que já sabemos muito, ou que já aprendemos o suficiente, Ele vem e mostra-nos que é infinito em sabedoria, bem diferente de todos nós. Na verdade, quando pensamos que sabemos tudo, é quando não sabemos nada.

Ontem à noite, Deus mostrou-me isso com a maior clareza, pois fui surpreendido com um ensinamento em um texto que já havia lido muitas vezes. Um texto que é conhecidíssimo na Bíblia. Leia:

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” Salmo 27:01

Para entender, precisamos destacar cada trecho deste versículo: O SENHOR é a minha luz. Luz, para iluminar o caminho, quando temos o SENHOR em nossas vidas, não andamos mais confusos, como antes andávamos, mas temos a luz para iluminar nossos passos, e para dissipar as trevas; onde Deus está, não a trevas.

“a minha salvação” – Deus é a nossa salvação, não apenas no sentido de salvar as nossas almas, mas também no sentido de livramento. Deus é a nossa salvação, pois nos livra do inferno e da morte; e porque nos salva quando estamos em problemas. Nesta vida, passamos por diversas tribulações e adversidades, mas o SENHOR é [ e sempre será] a nossa salvação.

“O SENHOR é a força da minha vida”. Você já perdeu as forças? EU já, certa vez, nadando em uma piscina, perdi as forças, minha perna ficou com câimbra, mas era uma piscina pequena, e eu estava próximo a borda. Quando perdemos a força, não conseguimos mais nada, imagine, então, perder as forças da vida. Porém, Deus é a força das nossas vidas, ou seja, nunca ficamos desamparados.

Chego, então, no trecho que Deus falou comigo ontem à noite:  “a quem temerei?” e “de quem me recearei?”. Eu peço, então, para que você me responda: o que pode nos fazer temer? Doenças nos fazem temer, talvez traições, desemprego, ou uma nova crise econômica, solidão, más notícias, desilusões... é muito grande a lista daquilo que pode nos fazer temer, mas tem um item que eu quero destacar: o diabo [aquele derrotado].

O acusador de nossas almas [aquele derrotado] muitas vezes nos faz temer, não? Ele age contra as nossas vidas, nos armando laços de tropeço, jogando-nos em conflitos, tramando situações e circunstâncias contrárias a nossa santidade, tudo para nos fazer cair, e fazer nossa comunhão com o Senhor Jesus Cristo esfriar.

Mas até mesmo ele se inclui no item: a quem temerei?A quem temerei, o diabo [aquele derrotado]? Devemos sempre estar vigiando, para não cairmos nas armadilhas que ele nos arma, mas devemos temê-lo, pois o SENHOR é a nossa salvação. Se pararmos ara refletir: Deus criou todas as coisas, inclusive o diabo [aquele derrotado], quão maior é o nosso Deus do que ele.
Ele trama conta as nossas vidas, quer nos matar espiritualmente, roubar a nossa força e a nossa fé, e nos destruir, mas por que nós o temeremos se temos ao SENHOR, Deus Todo-Poderoso? Então vemos a conclusão do versículo:

“Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram” Salmo 27:02

O nosso inimigo é satanás [aquele derrotado], pois nossa luta não é contra carne, nem contra sangue, mas contra os principados e potestades (EF 6:12). Ele vem contra nós, mas temos a Salvação. Quando nos submetemos ao SENHOR, enfrentamos o diabo [aquele derrotado] e ele é obrigado a fugir de nós.

Não precisamos temer o inimigo, precisamos vigiar e orar, para não cairmos em tentação, e para não esfriarmos a chama do Espírito Santo em nossos corações. Que Deus possa ensinar-nos esta grande e importante lição.

Deus abençoe!!

Comentários