Esperei com paciência...



Imagine duas cenas. A primeira: eu entro no banco para pagar algumas contas; retiro a minha senha e sento-me num lugar que está vago. A cada nova chamada, eu olho a minha senha, sempre olhando também o relógio. Sentado, meus pés não param de bater no chão. Chamam o meu número, então eu vou o mais rápido possível ao guichê, para, logo após, sair do banco.

A segunda: eu entro no banco para pagar algumas contas; retiro a minha senha e sento-me em lugar que está vago. Enquanto espero, penso em outras atividades que ainda preciso fazer, às vezes olho a minha senha, para saber se fui chamado ou não. Quando tocam o meu número, levanto-me e vou até o guichê. Terminado o serviço, saio do banco.

E aí, você conseguiu notar qual é a diferença entre as duas cenas? A primeira descreve uma espera, a segunda descreve uma espera com paciência. Queiramos nós ou não, existem muitas diferenças entre esperar e esperar com paciência, mas muitas vezes nós cumprimos apenas o primeiro requisito, e esquecemos o segundo.

Observe este texto:

“Esperei com paciência no SENHOR, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Salmos 40:01

É interessante pensar nestas palavras ditas pelo salmista, pois ele deflagra um detalhe: não é porque esperamos que temos paciência. Eu pensava que o simples fato de esperar me fazia uma pessoa paciente, mas Deus ensinou-me exatamente o contrário, posso esperar impacientemente, o que não é o melhor a ser feito.

Eu pensava também que quando Deus dava uma promessa, apenas esperar era necessário, mas não; Deus não quer que esperemos apenas, Deus quer que esperemos com paciência. Mas, o que significa esperar a promessa pacientemente? Bem, posso mostrar um exemplo contrário à paciência.

Quando Abraão esperava pelo seu filho, Saara deu-lhe uma “ideia”: que ele tivesse seu filho com a concubina: Agar. Bem, isto é um exemplo de falta de paciência na hora da espera, porque Deus já havia dado a promessa, a única coisa que Abraão deveria fazer era descansar sob a palavra do SENHOR!

Não estou aqui para julgar a Abraão, pois ele esperou muito para ter seu sonho concretizado; estou aqui para aprender com este acontecimento. Não é fácil esperar, mais difícil ainda é esperar quando todas as circunstâncias são contrárias, como foi o caso de Abraão, que creu contra a esperança.

Não é fácil ver os outros caminhando para frente, fazendo o mundo acontecer, e nós termos que esperar o momento certo. Muitas vezes dá vontade de quebrar a espera e tomar atitudes significativas, mas como poderíamos infringir uma ordem dada expressamente pelo Rei do universo? Como ser tão rebelde à Palavra do SENHOR?

Se Ele mandou esperar, a única coisa que devemos fazer é esperar, e esperar com paciência. Não pense você que quem espera perde tempo, pois quando Deus nos faz esperar é porque Ele está trabalhando em nossas vidas; Ele está nos conduzindo sem que nós precisemos mover os pés, está direcionando todas as circunstâncias para, no fim, nos surpreender.

Se esperar é aquilo que Deus pede de nós, esperaremos. Porém, uma certeza sempre estará concreta dentro dos nossos corações: pra tudo existe um tempo determinado e, por fim, chegará o tempo do cumprimento da Promessa que Ele escreveu pra nós, pois, a cima de tudo, sabemos em quem temos crido, e sabemos que Ele é fiel!

A Tua salvação espero, ó SENHOR!” Gênesis 49:18

Deus abençoe!!

Comentários