A Presença de Deus!


A Bíblia traz uma linda descrição do Templo que fora construído em Jerusalém, na época do reinado de Salomão. O desejo da construção havia partido do coração de Davi; ele tinha esta ambição, pois ele morava em um grande palácio, e o templo de Deus era feito das tendas que foram construídas ainda na época de Moisés.

Porém, Deus não quis que Davi o construísse, mas passou esta ordem para seu filho, Salomão. E este templo era maravilhoso, tinha colunas de cobre, vasos de ouro, e tantos outros monumentos preciosíssimos, uma construção de muita valia que seria usada no serviço ao SENHOR. Você pode ler esta descrição nos capítulos 06 e 07 do primeiro livro dos Reis, e capítulos 03 e 04 do segundo livro das Crônicas.

Porém, encontramos outra descrição na Bíblia. Quando o rei Nabucodonosor invadiu o reino de Judá, matou muitos do povo e despojou os tesouros de Jerusalém, inclusive aqueles que se encontravam no templo do SENHOR. Além de roubar o templo, ele ainda ateou fogo, queimando-o. Esta descrição se encontra nos capítulos 24 e 25 do segundo livro dos Reis, e no capítulo 36 do segundo livro das Crônicas.

Mas o que realmente me chama a atenção nessas duas descrições é que esses dois acontecimentos partiram do SENHOR, tanto a construção de um maravilhoso templo para Sua honra e glória, como a destruição deste para vergonha do povo que O havia deixado.

Então eu me perguntava: por que Deus destruiu esta maravilhosa construção? Era um templo que pertencia ao Seu povo, todo adornada com ouro, prata e cobre, cheio de riquezas, por que destruí-lo? Não seria mais bonito mantê-lo? Bem, Deus respondeu-me de uma maneira interessante.

Ainda me lembro de um culto em que eu estava, em que o ministério de louvor do qual eu participo iria louvar a Deus. Bem, a intenção do ministério era louvar a Deus, mas, em meu interior, eu queria um pouco da glória para mim. Eu estava confuso, por um lado queria ser honrado, por outro me arrependia por ter tal desejo.

Até que, em certo ponto do louvor, eu me rendi aos pés de Deus, pedindo perdão por ter este desejo maligno em meu coração, e Deus falou comigo, dizendo: “todos os aplausos e os brilhos de ‘fama’ passam, e por fim você fica sozinho. Apenas a Minha Presença é eterna, e é só dela que você precisa”.

É tão óbvio, mas para mim, naquele momento, foi tudo o que eu precisava ouvir. Todos os brilhos e belezas passam. Nesta vida, nada é eterno, todas as coisas mudam e são passageiras, existe apenas Um que é fiel e imutável, que não tem sombra de variação alguma: o Senhor Jesus Cristo.

Então entendi que o templo de Jerusalém foi destruído, e Deus não se importou em destruí-lo porque a Sua Presença não estava mais ali, era um lugar vazio e, embora muito valioso, de nenhuma valia para o SENHOR. Afinal, a Presença do SENHOR é que dava valia ao ouro e não o contrário.

Nenhum brilho, nenhuma fama, nenhum reconhecimento, nenhuma glória... Nada disso é eterno. Ninguém é conhecido em todos os momentos, em algum momento a luz do palco irá apagar, o espetáculo irá acabar, e de tudo o que foi feito deve-se dar conta ao Rei.

Por fim de todas as coisas, a Presença do SENHOR é aquilo que precisamos e só dela, mesmo que tudo seja contrário, mesmo que aconteçam coisas que nos abalam a fé... Ainda assim precisamos da Presença do SENHOR. No céu, será mais bonito ver a Deus do que ou ouro que cobre as ruas, pois se este fosse tão valioso assim, não serviria para ser pisado. Nada é mais valioso que a Presença de Deus.

Naquela noite pedi muito o perdão para Deus, pois este desejo de glória vem do inferno, e é o mesmo desejo que habita no diabo [aquele derrotado] e que ele quer colocar em nós. Mas Deus, que contêm toda a sabedoria e ciência, tratou do meu coração, arrancando este desejo, e me ensinou que, a cima de tudo, nada é mais importante que a Presença de Deus.

Mas... e você? Por que você ainda não entregou sua vida ao SENHOR de toda a Terra? Quanto tempo mais você irá perder? Deixe que Ele te liberte de seus ressentimentos, entregue-se ao Amor incondicional. Afinal, nada do que você fizer terá valia se você não tiver a Presença de Deus!!

“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério pela Presença do SENHOR” Atos 03:19

Deus abençoe!!

Comentários