Bênçãos Desprezadas - Bíblia


Este é um assunto que já tratei diversas vezes aqui no blog e, ainda assim, sinto a necessidade de tratar de novo, porque não vejo esta bênção sendo valorizada como deveria. A Palavra de Deus, a Bíblia, é uma bênção poderosa que o povo de Deus precisa aprender a aplicar em sua vida para ser um povo vencedor.

A Bíblia é a Palavra de Deus; será que você conseguiu entender? Deus, Criador de Universo e detentor de todo o Poder, decidiu se revelar ao homem, para isso, Ele decidiu falar e deixar registrada cada fala, cada promessa, para que o homem, ao ler, pudesse conhecer o seu Criador. Que magnífico isso!

Na Palavra de Deus encontramos tudo o que precisamos para vivermos em paz e felizes. Assim como, quando compramos algo, precisamos ler o “Manual de Instruções” para entendermos como utilizar, assim a Bíblia funciona para todos nós. Como o manual de fé e prática, ela nos instrui, nos auxilia, nos revela quem é nosso Pai Criador e qual Sua vontade para nossas vidas. Quando lemos a Bíblia temos a certeza de que o próprio Deus é Quem está falando aos nossos corações.

A Bíblia é bíblica?

Essa é uma pergunta um tanto engraçada. Mas, afinal, o que a Bíblia diz a respeito de si mesma? Será que a Bíblia fala de si mesma?  Muitos não aprovam a Bíblia porque dizem que ela foi escrita por homens e, portanto, contém inúmeras falhas. Será que encontramos respostas para essas questões na própria Bíblia? Leia:

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” 2 Pedro 1:20-21

O Espírito Santo inspirou homens santos, que andavam de acordo com a vontade do SENHOR, a escreverem aquilo que Ele quis que fosse escrito. Nenhuma palavra na Bíblia está ali por acaso, ou por erro; tudo está devidamente em Seu lugar, porque Deus assim preparou para que fosse feito.

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:18-19

A Bíblia está fechada; nada pode ser tirado, e nada pode ser acrescentado. Não existe mais nenhum outro livro que complemente a Bíblia, e não existem outras profecias a serem acrescentadas nela. Da mesma forma, nenhum texto está antiquado ou ultrapassado. A Bíblia está fechada e todas as respostas que precisarmos encontraremos na Bíblia tal como ela é hoje!

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” Marcos 13:31

Não menospreze a Bíblia, enquanto a Terra e todo o universo tem um dia certo para chegarem ao fim, a Bíblia jamais chegará ao fim. Tal como Deus, a Palavra é eterna.

Jesus aprovou a Bíblia?

Sim. O Senhor Jesus, Deus como é, jamais não aprovaria Sua própria Palavra.

“E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías;”  Lucas 4:16-17a

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4:4

“E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.” Lucas 24:27

O próprio Jesus disse de si mesmo ao analisar as Escrituras. Jesus era conhecido por ser sábio na Palavra e nós, como imitadores d’Ele, devemos fazer o mesmo. Devemos buscar conhecer a Palavra, não apenas as letras, mas o significado espiritual; devemos buscar ouvir a voz de Deus enquanto lemos a Bíblia.

Como enxergar a Bíblia como bênção?

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

A Palavra serve para nos orientar, como luz (Salmos 119:105), para que andemos no caminho justo; ela serve para nos atacarmos nas lutas espirituais que travarmos, como espada (Efésios 6), para que vençamos no combate contra nosso inimigo espiritual; e, afinal, porque rejeitaríamos conhecimento de Deus?

Conseguiu entender como a Palavra é uma bênção em nossas vidas? Somos mais que vencedores porque a Palavra assim determinou, se ela não tivesse determinado, não seríamos mais que vencedores.

Lembre-se: Deus tem um compromisso com Sua palavra, quando Ele promete algo Ele cumpre, porque é fiel à Sua Palavra, e não porque nós merecemos. Ele vela sobre Sua Palavra para a cumprir.

Pra terminar, deixo aqui as Palavras do próprio Senhor Jesus:

“Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29


Deus abençoe!!

Comentários