Bênçãos Desprezadas - Dízimo


Esse é um assunto muito polêmico para estar se tratando. Por um lado, ouvimos falar de casos onde o dízimo não tem sido administrado com honestidade por pastores, por outro lado vemos pessoas dizendo que não devemos mais dar o dízimo, porque o dízimo faz parte da lei judaica e, como não seguimos a lei, não devemos dizimar.

No meio de tantos debates, muitas vezes encontram-se aqueles que não sabem se, de fato, devemos dar o dízimo ou não, e é para essas pessoas que destinei esse texto. Minha intenção aqui não é iniciar um debate teológico, muito menos me colocar como o “sabe tudo”, mas esclarecer dúvidas que, muitas vezes, existem.

Afinal, pense comigo: se devemos dizimar, se o dízimo é uma bênção para as nossas vidas e se não fazemos isso, não estamos perdendo uma bênção que Deus nos destinou? Você não quer ser abençoado? Então por que desprezar essa bênção?

O dízimo é bíblico?

“E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Gênesis 14:20

“No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.” Levítico 27:32

“Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;” Deuteronômio 26:12

O dízimo foi determinado por Deus na lei mosaica, a lei do povo judeu. Porém, antes que a lei viesse, o pai do povo de Israel, Abraão, deu o dízimo a Melquisedeque, conforme vemos em Gênesis 14:20. Melquisedeque é uma representação do próprio Senhor Jesus Cristo e esse ato de Abraão nos mostra que o dízimo está à cima de lei, e, portanto, deve ser seguido pela Igreja.

Contudo, Jesus aprovou a prática do dízimo?

Jesus aprovou o dízimo?

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele.” Marcos 12:17

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” Mateus 23:23

Ficou claro? O próprio Senhor Jesus disse que devemos cumprir nossos deveres sociais, pagando impostos, e nosso dever espiritual, a entrega do dízimo. Ou, como Ele mesmo disse, devemos manter o juízo, a misericórdia e a fé, e não devemos omitir a prática dos dízimos, pois esta prática é bênção para nossas vidas.

O Senhor Jesus nunca reprovou a prática do dízimo, pelo contrário, ela a incentivou e reprovou a atitude dos fariseus que devoravam “as casas das viúvas, e isso com pretexto de largas orações. Estes receberão mais grave condenação.” (Marcos 12:40). Aqueles que se aproveitam dos bens alheios com pretextos religiosos receberão maior condenação, incluindo os que se aproveitam dos dízimos. Nós, como  Igreja, devemos dizimar, Deus julgará os que se aproveitam.

Como enxergar o dízimo como bênção?

Para responder essa questão, usarei o mais clássico texto bíblico a respeito do dízimo:

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 3:10-12

Nosso trabalho é abençoado, somos bem sucedidos naquilo em que nos empenhamos a fazer e, nesse caso, eu me refiro a bênçãos financeiras. Mas, preste bastante atenção, isso NÃO significa que você ficará rico, significa que você não passará necessidade, mas será sustentado. Duvida? Então faça como o versículo propôs: dizime e faça prova do SENHOR se Ele não irá te abençoar financeiramente.

Sabe, essa não é uma relação de interesse, Deus não está interessado em sei dinheiro, pois “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:8) Contudo, como Ele mesmo disse, “não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6:24), não podemos que o dinheiro seja mais importante que obedecer a Deus. Ele nos pede o dízimo, que é 10% do que ganhamos; e se Ele nos pedisse 20%, 70%... E se Ele pedisse TUDO?! Negaríamos??

Pra terminar, quero deixar uma questão para você refletir. A Palavra diz em Malaquias 3:8 que o homem rouba a Deus não devolvendo o dízimo, e diz também “nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:10). Será, então que, aquele que não dizima, por roubar a Deus, não será salvo? O que você conclui??


Deus abençoe!!

Comentários