Bênçãos Desprezadas - Oração


Antes de começar esta série, gostaria de pedir desculpas por não ter postado o texto ontem, acontece que não tive tempo pra terminar de escrever e postar, então tivemos esse um dia de atraso, mas estarei trabalhando para que isso não se repita, e domingo que vem, sem atraso, sai a continuação da série. Agora, sem mais delongas...

A oração é, sem sombra de dúvidas, uma bênção para a vida de cada cristão, porém não tem sido vista assim pelos filhos de Deus. A oração não tem sido valorizada como deveria ser e, muitas vezes, eu e você não a vemos como uma bênção, mas sim como uma obrigação, não é verdade? Temos a OBRIGAÇÃO de orar, porque TEMOS e ponto final. Mas não é pra ser assim!

Para entendermos a oração como bênção, precisamos responder às seguintes perguntas: é bíblico? Jesus aprovou? Como eu posso ver como bênção? Precisamos saber se é bíblico porque a Bíblia é nosso manual de prática e fé; precisamos ver se o Senhor Jesus aprovou porque certas práticas ficaram na lei judaica; e então, com estas duas certezas, podemos enxergar a bênção que existe na prática da oração, ou nas outras práticas bíblicas que estaremos abordando ao longo dessa série.

A oração é bíblica?

 Sabe, se esta pergunta fosse de alternativa, as alternativas seriam: claro ou com certeza! Sim, a oração é bíblica, vemos oração em toda a Palavra de Deus, não apenas no Velho Testamento, como também no Novo. Os grandes homens de Deus oravam, apresentavam a Deus suas lamentações ou gratidão por livramentos do Senhor. Vamos ver alguns exemplos:

Isaque: “E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.” Gênesis 25:21

O Salmista: “De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55:17

Daniel: “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.” Daniel 6:10.

Os apóstolos: “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31

Esses são apenas alguns exemplos de oração, embora existam muitos outros. Observe Daniel. Ele orava três vezes ao dia por Jerusalém, e até hoje existem profecias que fora escritas por ele que ainda não se cumpriram, mesmo tantos anos depois de sua morte. Grandioso né??

Jesus aprovou a oração?

E mais uma vez a resposta é sim e com certeza. A Bíblia narra vários relatos do Senhor Jesus Cristo em constante oração; muitas vezes a Palavra nos conta que Ele passou madrugadas em oração, buscando a face do SENHOR. Leia:

“E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar.” Marcos 6:46

“E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.” João 11:41

“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.” Mateus 14:23

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,” Lucas 18:1

Cristo não apenas orava, como ensinou sobre oração e sobre como orar e chegou a repreender os discípulos por não orarem. Ele aprovou a oração e praticou para nos dar o exemplo; agora, se Ele, que é Deus, quando esteve na Terra orava para falar com o Pai, qual a desculpa que damos para não orarmos?

Como enxergar a oração como bênção?

Se você pudesse estar em uma audiência com a presidente da República para lhe fazer solicitações, agradecimentos ou sugestões seria uma grande dádiva, não é mesmo? Então porque desprezar momentos para falarmos com Deus, Criador dos céus e da Terra e maior que qualquer autoridade neste mundo.

A oração é bênção porque são momentos de comunhão com Deus, de conversarmos com Ele como conversamos com um amigo. De agradecermos, de louvarmos Seu nome, de apresentarmos as nossas causas e aquilo que nos tem afligido e de ouvirmos a voz do SENHOR falando aos nossos corações.

Quem não quer ter paz em tempos difíceis? Mas a oração nos garante isso (Filipenses 4:6-7). Quem não quer ser curado de uma enfermidade? A oração também nos garante isso (Tiago 5:15). Viu como a oração é bênção? Devemos orar em todo o tempo (I Tessalonicenses 5:17)

Por isso, vamos valorizar esta bênção de Deus em nossas vidas; vamos para de enxergar a oração como uma obrigação e vamos enxergar quantos benefícios ela nos traz. Pra terminar, vamos meditar: se, aqui na Terra, não queremos orar e falar com Deus, queremos ir ao céu para que?


Deus abençoe!!

Comentários