Deus é bom em todo o tempo


No recente filme cristão “Deus não está morto” há uma frase que ficou marcada. Dois pastores amigos, que passam por diversas situações desagradáveis, são desafiados a confessarem, em cada uma dessas situações, que: “Deus é bom em todo o tempo, e em todo o tempo Deus é bom.” Se você ainda não assistiu a este filme, recomendo.

A bondade é uma característica positiva, um atributo que é agradável a todos, e é natural que nós pensemos que Deus, por ser Deus, seja bom; não seria estranho sermos servos de um Deus que não é bom? Para confirmar isso em nossos corações, a Palavra nos afirma:

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” Salmos 136:1

Sim, em todo o tempo Deus é bom. Diferente de nós, seres humanos, que mudamos de humor a cada cinco minutos, o SENHOR nunca muda. O mesmo que Ele é hoje, Ele era ontem e será amanhã. Se a Bíblia fala que Ele é bom, ela não precisa nos afirmar que Ele é em todo o tempo. Ele simplesmente É bom, faz parte de Sua essência e nada pode mudar isso.

Isso é maravilhoso, e é verdade; mas como conseguiremos acreditar que Deus é bom em todo o tempo quando coisas ruins acontecem conosco? Se Ele é bom mesmo, por que não tem respondido nossas orações? Por que temos sido afligidos com tantas coisas ruins, se somos servos de um SENHOR que, além de ser bom em todo o tempo, nos ama?

Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Por que filhos de cristãos veem os pais ou mães morrerem de doenças terríveis sendo que esses filhos clamavam e oravam a Deus com sinceridade pedindo pela cura? Por que cristãos são perseguidos, torturados e mortos por causa de sua fé, e Deus não interfere nessas mortes? Como, depois de vermos coisas assim acontecerem, podemos ainda confiar que Deus é bom?

Mas a palavra exata para esses questionamentos é exatamente esta: CONFIAR. A Bíblia nos fala que Deus é bom em todo o tempo, devemos crer nisso. Quando passarmos pelas dores mais cruéis da vida, quando nos questionarmos do amor e da bondade de Deus, devemos ter fé para acreditarmos que Ele permanece sendo bom.

Isso mesmo, fé; a mesma fé que Abraão teve esperando pelo nascimento de seu filho; a mesma fé que José sustentou em seu coração durante o tempo em que se viu traído pelos irmãos e vendido como escravo; a mesma de Noé, de Davi, Jó, Paulo, Pedro, João... essa fé nós devemos sustentar para afirmarmos que Ele é bom em todo o tempo.

A fé nos faz ver o invisível e alcançar o impossível, e essa fé nos fará ver a bondade de Deus em meio à dor. Nós não precisamos ter todas as perguntas respondidas, não precisamos estar certos o tempo todo, mas precisamos fechar nossos olhos e cremos que a bondade e o amor do SENHOR duram para sempre, e estão presentes em TODOS os momentos de nossas vidas.

Não é nada fácil, não estou dizendo isso, mas é preciso que tenhamos essa fé para não deixarmos que a tristeza tire de nossos corações a certeza de que Deus é bom o tempo todo. Ainda que não vejamos... ainda que não entendamos... em todo o tempo, o tempo todo, Deus é bom.

Pra encerrar, deixo aqui o testemunho da Daniela Magalhães. Daniela, cristã de Ribeirão Preto/SP, perdeu o pai com câncer. Uma dor muito forte, que nos levaria a questionar: Ele é mesmo bom? Diferente disso, a Daniela compôs uma canção, que eu deixo aqui para animar nossos corações.

Deus não mudou, Ele continua sendo bom.



Um dia a gente aprende a confiar
Em um Deus que faz milagres
Que ouve a nossa oração
Que se faz presente aqui
Um dia a gente aprende a dar
Um passo só de cada vez
Mas sem duvidar, mas sem duvidar

Ele continua sendo bom
Ele continua sendo Deus
Ele continua sendo bom
Ele continua sendo Deus

Então chega o dia
De viver tudo que se aprendeu
E a enxergar ate
O que não se pode ver
Chega o dia de entender
Ate ouvir um não de Deus
Mas sem duvidar, mas sem duvidar

“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28


Deus abençoe!! 

Comentários