Quem é o maior?


Muitas vezes, em nossos empregos, em nossas salas de aula, seja o ambiente que for e que estamos acostumados a estar ali, notamos uma certa disputa: quem é o maior? Talvez você já tenha notado isso, ou ainda não, mas o fato é que o ser humano parece estar em constante competição, pra se mostrar maior e melhor que seu semelhante. Infelizmente, essa competição acontece algumas vezes dentro da Igreja também, o que não deveria acontecer.

Agora, vamos parar pra pensar o seguinte: de fato, existe um maior, quem será ele? Talvez, em seu emprego, seja mais fácil notarmos isso, afinal: o maior é o chefe, que manda em todos ali. Mas, e entre os funcionários, quem é o maior? Entre seus colegas de classe, entre seus amigos... quem é o maior?

Não, não, longe de mim querer te levar a essa disputa louca e orgulhosa, quero apenas que nós paremos para refletir: quem é o maior? No mundo, quem é a pessoa mais importante? E em nosso país? Em sua cidade, você saberia responder quem é o maior? Quem será que foi a pessoa mais importante que já passou pela Terra (sem contarmos o Senhor Jesus Cristo, claro)?

Agora, e no Reino de Deus? Será que lá existe um que possa ser chamado de maior que os outros? Afinal: o Reino de Deus é um Reino de justiça; será que encontraremos lá alguém que, por justiça divina, é considerado o maior de todos?

Essa pergunta já foi feito ao Senhor Jesus Cristo, enquanto Ele ainda estava nesta Terra, vivendo como homem; esse relato encontra-se no livro de Mateus, no capítulo 18. E, para espanto de todos, a resposta que o Messias deu foi bem diferente.

Antes de vermos o que Ele respondeu, vamos analisar: qual você acha que seria a resposta d’Ele? Talvez Cristo falasse: o maior no Reino de Deus é Davi, que foi um poderoso rei e foi segundo meu coração! Ou, talvez, Noé: obedeceu sem, questionar. Talvez Ele deveria falar que foi Jó, sofredor que não blasfemou; e talvez os discípulos esperasse que Ele dissesse que fora Abraão, pai da fé e dos judeus. Mas, Cristo respondeu algo totalmente diferente.

“E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:2-4

O que? Como assim? Ser como criança é ser o maior no Reino de Deus? Sim, é dessa forma. Como ouvi ainda esta semana, no Reino de Deus as coisas parecem ser “de cabeça pra baixo”; neste Reino é dando que se recebe, é morrendo que se vive, é servindo que se é servido e é sendo o menor que se é o maior.

Receber o Reino como uma criança é, como o próprio Messias disse, ser humilde. Uma criança não vive na competição de ser maior que a outra, não lhe importa isso. Uma criança sempre olha de baixo pra cima, aceita aquilo que lhe é falado com humildade e assim devemos ser no Reino de Deus, devemos entender que somos servos do Rei e que devemos aceitar Sua Palavra e Sua vontade com humildade.

Devemos, também, descansar nos braços de Deus e confiar n’Ele, como assim a criança faz nos braços de seu pai ou sua mãe. Ele quem cuida de nós, não devemos nos preocuparmos, mas devemos cuidar buscar as coisas de Deus, e Ele cuidará de nossas coisas. Devemos ser como “uma criança desmamada de sua mãe” (Salmos 131:2b), esperando e confiando no SENHOR.

Devemos desejar a Palavra de Deus e seus ensinamentos da mesma forma que uma criança, ainda pequena, meninos novamente nascidos (1 Pedro 2:2), deseja ser alimentada por leite. É através deste ensinamento e desta Palavra que nós iremos crescer na fé, em direção ao nosso Deus.

Devemos louvar a Deus num perfeito louvor, assim como os pequeninos louvam. Bendizendo-o não apenas pelo que Ele fez por nós, mas pelo que Ele é para nós: um Pai amoroso que cuida de cada detalhe em nossas vidas.

Mas não pense que devemos desejar sermos infantis na fé, de maneira alguma; não devemos ser “meninos na malícia, e adultos no entendimento.” (1 Coríntios 14:20). O paradoxo se forma aqui: seremos adultos no entendimento do Reino quando recebermos a palavra de Deus como crianças.

Domingo retrasado foi o Dia das Crianças, e que nós, como filhos de Deus, possamos olhar para as crianças e nos espelharmos nelas, vivendo, pela fé, da mesma maneira que elas vivem. Se quisermos crescer e nos tornarmos maiores no Reino de Deus, o único lugar onde realmente devemos procurar sermos grandes, devemos agir dessa forma.

Os pequeninos ainda têm muito a nos ensinar.

Deus abençoe!! 

Comentários