Sobre o acontecido na Parada Gay


Eu sei que já passaram vários dias sobre o ocorrido no último dia 7, parada gay de São Paulo, onde um transexualdesfilou na parada caracterizado de Jesus Cristo na cruz. Porém, como blogueiro cristão que sou, senti-me na obrigação de escrever algo a respeito.
É verdade que até que demorei bastante pra escrever algo, mas admito: demorei bastante também pra formar uma opinião concreta sobre todo esse assunto, mesmo lendo diversos textos ótimos [ um dos quais vou compartilhar logo abaixo ]. Esperei que o próprio SENHOR falasse ao meu coração, e Ele falou.
Talvez você concorde comigo, talvez descorde piamente, eu só peço isso: leia até o fim e, depois, reflita e tira sua conclusão. Não seja precipitado; não aja pela emoção do momento.
Porém, não pense que vou falar sobre Viviany e sua atitude, eu nem poderia, por não fazer parte da mesma comunidade que ele. Eu vou falar da atitude da Igreja ante a tudo isso. E que exemplo melhor pra tratar sobre esse assunto do que o exemplo do que aconteceu com o profeta Jonas?
Não, não... não vou falar do episódio mais conhecido desse profeta (o fato de ter passado três dias e três noites no ventre de um grande peixe), mas falarei do que aconteceu depois [ quem conhece a história já sabe onde eu vou chegar ].
Deus chamou Jonas e o mandou pregar na grande cidade de Nínive, mas Jonas não queria fazê-lo. Ele tentou fugir da presença do SENHOR e, tomando a direção contrária à cidade de Nínive, entrou numa embarcação. À partir daí, você deve conhecer a história: O SENHOR ordenou uma tempestade sobre o mar, que se acalmou somente quando o profeta foi lançado nas águas, onde um grande peixe o tragou, e ele passou ali 3 dias.
Quando finalmente, Jonas orou a Deus e o peixe o vomitou na praia, Jonas tomou o rumo da cidade e foi fazer aquilo para o qual havia sido chamado: pregar. Agora, sabe por que Jonas não queria pregar em Nínive? Porque ele sabia que, se o povo se arrependesse, Deus não o destruiria. E assim aconteceu. A cidade ouviu a pregação, arrependeu-se e Deus não os destruiu, ao que Jonas exclamou:
"Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.” Jonas 4:2
Jonas revoltou-se porque havia arrependimento, e não houve destruição. Ele queria ver a ira de Deus consumir aquele povo, destruir famílias e sucumbir 120 mil pessoas. Ele queria ver a morte. Ele queria ver o fogo arder. Mas não é melhor a vida que a morte? Não é melhor que aja arrependimento e mudança de vida, para que tantas famílias vivam na plenitude da felicidade, do que vê-las todas morrer?
Então eu me pergunto: que profeta era esse?!
Quando Viviany desfilou naquele domingo, e as cenas foram passadas nos maiores meios de comunicação, milhares foram os comentários de morte e ódio destilados pra cima dele. Queriam vê-lo arder; queriam vê-lo morrer; queriam vê-lo ser destruído e humilhado. Mas não é melhor a vida que a morte? Não é melhor que aja arrependimento e mudança de vida?
Então eu volto a me perguntar: que Igreja é essa?!
Sabe, creio que sei que Igreja é essa, infelizmente. É a Igreja falsa, que ao invés de pregar o  perdão dos pecados, a nova vida, as promessas de restauração e vida eterna. Não prega. Isso dá muito trabalho, é melhor xingar, falar mal, se irritar e fingir estar “defendendo Deus” (como se Ele precisasse de defesa assim).
A Igreja verdadeira prega a Palavra. Ela prega o amor, a misericórdia, a graça... tais atributos divinos que estão acessíveis à todos os homens: a mim, a você, Viviany e quem desejou a sua morte. A Igreja verdadeira prega a Verdade, que diz que todos, TODOS, pecaram, e igualmente todos necessitam de Deus para serem salvos.
A Igreja verdadeira não vibra e se alegra com a destruição, mas com a salvação, porque sabe que é pecadora também, se coloca na mesma condição de quem está fora dela, trabalhando para que mais e mais vidas conheçam o amor de Deus, e não a sua ira. Essa é a Igreja verdadeira, que verdadeiramente agrada o coração de Jesus.
Portanto, eu e você temos que ser esta Igreja e, se não somos assim e nem pretendemos mudar, acho que precisamos passar 3 dias dentro do ventre de um grande peixe para ver se aprendemos a lição de Mateus 9:13
“Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores".
Quanto à Viviany, Deus conhece seu coração e sua história, e quer transformar sua vida. Ele te ama!
Abraços, Deus abençoe vocês!
Denian Martins.


Comentários