Enquanto dormimos


Você já parou pra notar como ficamos vulneráveis enquanto dormimos? Não?! Repare bem em alguém dormindo; a pessoa está lá, totalmente exposta a qualquer tipo de coisa que possa acontecer ao seu redor, completamente desprotegida. Não é à toa que, quando a gente vai dormir, a gente tranca toda a casa pra que nenhum estranho entre, porque se entrar, vamos estar em suas mãos.
Acontece que, talvez por causa disso, muitas pessoas não conseguem dormir à noite toda. Talvez elas fiquem pensando que possa acontecer alguma coisa durante esse tempo, ou fiquem pensando nos problemas que terão de resolver no dia seguinte e, de tanto pensar, não conseguem reclinar a cabeça no travesseiro e descansar um pouco.
O fato é que a Bíblia traz um versículo muito interessante sobre o sono daquele que tem a sua confiança inteiramente depositada no SENHOR. Ela diz o seguinte:
“Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.” Salmos 127:2
Ou seja, não significa que, para aqueles que pertencem a Deus, o sustento vem do SENHOR e, se é dessa forma, pra que se dedicar tanto e tanto e tanto somente pra que correr atrás de pão? Nem só de pão vive o homem!
Além disso, Ele mesmo, o próprio SENHOR Soberano do Universo, prepara o sono daquele que deposita sua confiança n’Ele. É como se Deus fizesse a nossa cama, colocasse nela aqueles travesseiros enormes e confortáveis [iguais as dos filmes], o melhor acolchoado e nos dissesse: “venha, pode descansar”. Maravilhoso, né?
Agora, tão maravilhoso quanto é o que diz outra versão de tradução bíblica sobre este mesmo versículo. A Sociedade Bíblica Britânica interpreta esse mesmo trecho das Sagradas Escrituras da seguinte maneira:
“É inútil que madrugueis, que tarde repouseis, Que comais o pão de dores: Aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Salmos 127:2
Essa versão vai mais além. Ela diz que é inútil correr tanto atrás do próprio sustento, uma vez que Deus dá o sustento para aqueles que Ele ama enquanto eles dormem. Isso mesmo! Enquanto eles não fazem nada além de descansarem em Sua direção, Ele providencia a provisão.
Agora, é preciso que a gente deixe muuuito bem claro o que significa descansar em Deus. Não significa que a gente não vai fazer mais nada, vai cruzar os braços e esperar que nossos sustento caia do céu. Deus não quer filhos preguiçosos, de maneira alguma; mas Ele também não quer filhos bitolados em trabalhar.
Pra gente entender o que é descansar em Deus a gente tem que retomar aquele pensamento do começo do texto; lembra-se do que eu falei que dormir é estar vulnerável e exposto? Pois bem, é isso mesmo; descansar em Deus significa estar vulnerável e exposto à Sua direção e provisão pra nós.
Eu sei que esse papo parece ultrapassado, ainda mais nos tempos de hoje que a gente precisa falar uns três idiomas diferentes pra conseguir um emprego, mas é verdade, pois a Bíblia toda é a verdade. Não adianta nada você perder o sono se preocupando com o amanhã e como pagar as contas, e se matar de tanto trabalhar se a sua confiança não estiver em Deus. Você vai ter se preocupado e trabalhado à toa.
Olha, eu posso dizer por experiência própria que não vale a pena se preocupar tanto, pois Ele é quem cuida de nós; e, como eu sempre digo, se Deus já garantiu a nossa eternidade ao lado d’Ele, quanto mais nossa estadia nessa vida.
Então, quero deixar essa música do Diante do Trono pra te ajudar a descansar no SENHOR. Em todo tempo lembre-se que Ele te deu a vida pra você viver bem com Ele, e não cheio de preocupações e coisa e tal. Descansa em Deus, Ele é quem cuida de você; Ele é quem cuida de nós.



Desde a antiguidade não se viu
Nem jamais se ouviu
De um Deus semelhante a ti
Que trabalha por quem espera e confia em ti

Em me arrepender e sossegar
Em me tranquilizar está minha salvação
Minha força está em esperar, confiar em ti

Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá tudo o que eu preciso
É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus
Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus

Inútil vos será bem cedo levantar
Penosamente trabalhar
Aos seus amados dá enquanto dormem
Aos seus amados ele dá
Abraços, Deus abençoe vocês!

Denian Martins.

Comentários