O poder da influência!


“Diga-me com quem andas e direi quem tu és”. É obvio que você já ouviu este ditado popular, contudo, você sabe sobre o que ele se refere? Ele se refere à influência. Todos nós temos um poder de influenciar aqueles que estão a nossa volta.

Em contrapartida, os que estão a nossa volta também podem nos influenciar, tudo a partir da convivência, ou seja, quantos mais convivemos, mas influenciamos e somos influenciados. A Bíblia traz um versículo muito interessante quanto a isso:

“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” I Coríntios 15:33

Este versículo é muito claro e não deixa dúvidas: aquilo que temos falado, isto é, conversado com os outros; pode nos influenciar negativamente. As pessoas com que estamos andando podem nos levar para longe dos costumes do SENHOR.

Não se engane, já vi casos de jovens que deixaram de andar com as pessoas da igreja para andar com as do mundo, e acabaram se envolvendo com muitos erros. Sabe por quê? Porque deixaram de ser influenciados por pessoas do SENHOR, para serem influenciados pelo mundo.

E o Senhor Jesus? Será que Ele falou sobre influencia? Olhe o que diz este versículo:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” Mateus 5:16

Tudo o que o Senhor Jesus está dizendo aqui é sobre influencia. Eu já disse ali em cima: podemos ser influenciados, mas podemos também influenciar e, na verdade, esta foi a nossa missão: influenciar o mundo em que vivemos como o sal faz no arroz; como a luz faz nas trevas.

Somente se as nossas boas obras aparecerem é que os homens irão glorificar ao Pai. Mas não é por causa disso que você vai sair por aí dizendo todas as coisas boas que você faz, se vangloriando de si mesmo. Não foi isso que o Senhor Jesus disse. Ele disse que nós devemos andar fazendo coisas certas, mesmo em meio às coisas erradas, pois isso servirá de testemunho para que as pessoas adorem ao SENHOR por meio de nossas vidas.

Quero deixar claro aqui que o problema não está em sermos influenciados, mas está na pessoa que nos influencia. Se esta pessoa do SENHOR, que segue os passos do Senhor Jesus, tudo bem, contudo, se for uma pessoa andando segundo suas próprias leis, errado e pecando, aí temos que tomar cuidado.

Quero deixar claro também que influenciar não significa tornar as pessoas a sua volta iguais a você. Elas jamais serão iguais a você. Influenciar é fazer com que aqueles que estão a sua volta possam agir segundo os mesmos preceitos que você. E isto não é forçado, acontece a partir da convivência.

Portanto, que daqui pra frente nós possamos melhorar a nossa convivência, e que nós possamos perceber até onde estamos sendo influenciados pelos que estão a nossa volta. Que possamos cumprir aquilo que o Senhor Jesus deixou em nossas mãos para fazermos!

(Leia também o post: Diferença)
Deus abençoe!!
Bk. |:^)

Comentários

  1. Mateus 5:16 - este versículo sim, tem muuuita influencia sobre mim! Gosto muito deste versículo!
    Mto bom texto... God Bless You

    ResponderExcluir
  2. se deixar influenciar pelas coisas do mundo é algo que todos estamos sujeitos, por isso devemos sempre estarmos vigiando e orando, porque se dermos um pequena entrada para alguma influência negativa em nossa vida isso poderá influenciar todo o nosso coração.

    ResponderExcluir
  3. Vigiar e Orar com certeza é a melhor solução!!
    Que a Bíblia continue nos influenciando!
    Deus abençoe!! |:^)

    ResponderExcluir

Postar um comentário