As escolhas da vida!!!


Numa aula de filosofia em que eu estava o professor (que, aliás, é um ótimo professor, mas que segue ideologias erradas) perguntou: “existe destino? Estamos predestinados a tomar certas atitudes e escolhas?” e deixou a pergunta no ar para nós alunos. Foi uma falação só. Alguns acreditavam e alguns, contando comigo, não acreditavam.

Aí, uma menina falou: “eu acredito em destino. Ouça só: no começo do ano me colocaram nesta classe, mas eu queria ir para a outra classe porque lá tenho mais amigas. Acontece que aqui eu descobri que uma das meninas é prima do meu namorado. E aí? Isso não é destino? Se eu estivesse na outra classe, não saberia disso.”

E o professor continuou: “vocês acreditam em Deus?” A classe respondeu que sim, e ele continuou: “mas se Deus existe e sabe de todas as coisas, vivemos em uma falsa liberdade, porque Ele já sabe de tudo o que faremos e não nos deixa tomar outras atitudes. Ou seja, acreditar em Deus e/ou no destino nos traz uma falsa liberdade.”

É nessas horas que sabemos que somos usados por Deus. Eu pedi a palavra e comecei a falar: “Claro que não! Deus sabe de todas as coisas, mas Ele não as influencia. Deus não nos coloca uma vida toda pronta, temos o livre arbítrio e Ele não interfere nisso. Porém, como Ele é Deus, já sabe de todas as escolhas que faremos”. A discussão continuou e alguns ‘não deram o braço a torcer’.

Bem, eu saí da escola refletindo nisso e cheguei a uma conclusão: a vida é constituída de escolhas e de suas consequências, que nos levam a tomar outras escolhas. A menina que citei lá cima traz o exemplo perfeito: ela escolheu estudar nesta escola, a classe também foi uma escolha, mas uma escolha que não coube a ela decidir.

Muitos dizem que a morte vem por causa do destino, estão completamente errados. A morte também é uma escolha, mas uma escolha que não cabe ao ser humano decidir, e sim a Deus. Tudo o que passa por nós e que nós não decidimos, houve alguém que decidiu por nós, como o lugar que moramos. Não foi você que decidiu, muito menos o destino, e sim seus responsáveis.

Além de nossas escolhas, existem também suas consequências, que podem ser boas ou ruins. Alguém que escolhe matar tem como conseqüência a penitência. Em nossas vidas é a mesma coisa. O que as pessoas chamam de ‘destino’, na verdade, é a consequência de nossas escolhas, mesclando com a conseqüência que fizeram por nós.

Por isso temos que fazer nossas escolhas baseadas no SENHOR, pois Ele sabe as consequências de cada escolha, e Ele quer o melhor para nós. Deus não nos obriga a fazer nada que não seja da nossa vontade, mas temos que colher as consequências. Existem pessoas que culpam Deus pelo mal do mundo as elas mesmas não buscam ao SENHOR. Tudo não passa da consequência de suas escolhas, e, neste caso, e escolha foi viver longe de Deus.

Não quero terminar esta postagem sem pôr um versículo, então Eclesiastes 12:01:

"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;"

Deus abençoe!!
Bk.

Comentários

  1. Ótima postagem! Adorei! É bom as pessoas sempre saberem e lembrarem que o "destino" para a vida delas, são elas mesmas que fazem com suas escolhas certas ou erradas. Bjs

    ResponderExcluir
  2. É verdade, é isso que eu quero que elas entendam!!!
    Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário