O Consolador


 "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" Lucas 11:13

A maior dádiva que o homem pode ter é o Espírito Santo, não há dúvidas quanto a isso, o próprio Jesus diz isso no versículo a cima. Você sabe por quê? Porque o Espírito Santo é o Consolador (João 14:26), aquele que está conosco em todos os momentos.

Você já se sentiu sozinho, sem amigos ou já se sentiu um nada? É nessas horas que sentimos a diferença de quem tem o Espírito Santo e de quem não O tem. O Espírito Santo é Deus em nós; é o Espírito de Deus falando conosco, nos guiando, cuidando e guardando pessoalmente nossas vidas. É Ele que não deixa nós os sentirmos sozinhos e é Ele que age em nós.

Contudo, quero focar no que diz respeito ao consolo. Muitas vezes ficamos tristes com as coisas do dia-dia, ficamos tristes com pessoas que falham (por serem humanas como nós somos), nos abatemos e, muitas vezes, pensamos em desistir. Aí, vem o Espírito Santo, nos consolar, trazer ânimos para nossos corações secos e vazios, e nos renovar da Sua força. Como e bom ser consolado por Ele.

O Espírito Santo é aquele Amigo com o qual você pode contar em todas as horas, aquele Amigo que está contigo nos momentos mais difíceis que você passa, e nos mais alegres também. Nessa hora, me lembro de uma música da cantora Ludmila Ferber, que se chama: “Meu amigo, Espírito Santo”. Não há explicação para a Presença do Espírito de Deus dentro de nós!

Contudo, o Espírito Santo tem sentimentos como nós. Deus enviou Seu Espírito para que nós não ficássemos tristes, mas fossemos renovados e, muitas vezes, nós é que deixamos o Consolador triste (Ef 4:30). Ele veio para nos alegrar, e nós O entristecemos. Será que estamos agindo corretamente? Entristecendo o nosso melhor amigo?

Aí você me pergunta: quando O entristecemos? Todas as vezes que nós desobedecemos às ordens do Senhor Jesus, entristecemos o Consolador. E mais ainda, quando desejamos desobedecer, também O entristecemos. Deus é onisciente, e conhece as nossas intenções, e o Espírito Santo é sensível, Ele sente quando deixamos de desejá-Lo para desejar o pecado.

O Consolador nos ama, mesmo nós O entristecendo, então, vamos para de entristecê-Lo. Vamos agradá-Lo, vamos ser pessoas que O amam e, como O amam, querem vê-Lo feliz conosco, sempre se agradando do que estamos fazendo para Ele. Ele não merece se entristecer, e mais, Ele não precisa disso; contudo, Ele escolheu nos amar e passar por isso. Vamos amá-Lo também, porque amar é atitude, e nossa atitude de amor é se afastar do pecado e se aproximar do Consolador: Espírito Santo!

Deus abençoe!!
Bk.

Comentários

  1. Ótimo texto!
    Enfim... quando eu entristeço o Espírito Santo eu me sinto mal ;s O pecado, é claro, não é para nós, mas sei lá, é como se eu mesma estivesse me entristecendo

    ResponderExcluir
  2. Mas, quando você se entristecer, lembre-se que Deus perdoa os arrependidos!
    Deus abençoe!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário